22 NOV 2022
Professores da Educação Infantil participam de oficina de Musicalização
Aconteceu no último sábado, 19/11, a Oficina de Musicalização: “ Brincadeiras Musicadas”, ministrada pela professora de música Carol Carolo, idealizadora do Projeto: “Musicaliza”.
Participaram da oficina professores, supervisores e diretores da Pré-escola, da Educação Infantil da Rede Municipal de Varginha.
A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo como também pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, criando “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e a sua produção musical, elementos necessários a essa fase do desenvolvimento infantil.
Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da SEDUC, Erika Apª. Trombini de Souza, a linguagem da música é uma das “cem linguagens das crianças”. As brincadeiras musicais contribuem para potencializar todas as áreas do conhecimento, representando um inestimável benefício na formação da criança, através da riqueza de estímulos que recebidos por meio de várias experiências musicais contribuem significativamente para o  desenvolvimento intelectual, motor e sócio-emocional.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Juliana de Paula Mendonça, a aprendizagem musical, de maneira ativa e contínua, integra prática, reflexão e conscientização, transportando a experiência para estágios cada vez mais elaborados de expressão e de ampliação do conhecimento de mundo. Lembrando Libâneo (2000), o professor deve buscar sempre “aprender a aprender” a fim de ajudar seus alunos a construírem seus conhecimentos. Cabe ao educador sentir o quanto ele é importante na construção dos conhecimentos musicais de seus alunos, e assim utilizar cada vez mais a música em sala de aula.