21 NOV 2022
Prefeitura de Varginha recebe Castramovel

Recursos de Emenda parlamentar do deputado federal Dimas Fabiano e contrapartida do Município

A Prefeitura de Varginha,  por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEA – através do Setor de Bem Estar Animal,  recebeu na semana passada   uma Unidade Móvel de Castração (castramóvel) modelo trailer, com capacidade para realizar cirurgias gratuitas de castração em cães e gatos que muito em breve percorrerá  os bairros da nossa cidade.

A aquisição foi possível devido a emenda parlamentar do deputado federal Dimas Fabiano e contrapartida do município.

A prioridade será atender famílias carentes, já que uma cirurgia de castração pode chegar a custar R$ 500,00.

A castração é a melhor forma de controlar o número de animais abandonados pela cidade.

Além do sofrimento pelo abandono, fome e frio, cães e gatos abandonados representam riscos, como acidentes, ataques a pessoas e outros animais podem  transmitir doenças.

As diretrizes e procedimentos de atuação estão sendo definidas, a princípio a intenção é atender cerca 3000 animais por ano em sistemas de mutirão que poderão ser semanais ou mensais.

“Iniciativas de oferecer esterilização de animais domésticos já são propostas e oferecidas Pela Prefeituras, e com a aquisição deste castramóvel estamos intensificando estes trabalhos”, disse Marisley Camilo de  Barros – Supervisora da Defesa e Bem Estar Animal de Varginha.