16 SET 2022
Prefeitura de Varginha informa que prossegue oferecendo todas as vacinas do calendário nacional e da Covid no Shopping aos finais de semana
A Prefeitura de Varginha informa que prossegue oferecendo todas as vacinas do calendário nacional e da Covid para todas as idades elegíveis, no Shopping aos finais de semana.

O atendimento é toda sexta, sábado e domingo, das 14h às 20h, até o próximo dia 02. Para vacinar é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão do SUS.

O secretário Municipal de Saúde, Armando Fortunato Filho, informa que “em relação à vacinação contra a paralisia infantil houve uma melhora na cobertura, porque estamos vacinando nas escolas municipais e particulares, mas ainda está muito abaixo do recomendado”. Devem ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

A poliomielite

A poliomielite é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus que tem três sorotipos (1, 2 e 3), cuja transmissão se dá por via oral-fecal (contato da boca com fezes contaminadas) ou oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Costuma atingir crianças menores de 4 anos, mas cuidado porque também pode acometer adultos. A prevenção se dá por meio da vacinação (gotas) gratuitamente disponibilizada pela rede pública de Saúde.