As chuvas torrenciais são causadoras de grande destruição em determinadas regiões do país e acarretam perdas financeiras e de vida, principalmente para populações socialmente vulneráveis. Contudo, alguns desses problemas podem ser evitados a partir da divulgação de informações adequadas. Por isso, caso você tenha contato com água ou lama das enchentes, atente-se a alguns cuidados:
Cuidado com alimentos e bebidas: descarte todos os alimentos que foram expostos à água. Nesse caso, nada deve ser aproveitado.
Cuidado com a ingestão de água: a água antes de ser ingerida deve ser tratada, principalmente por quem utiliza o líquido de reservatórios ou postos artesianos. Para evitar doenças diarreicas, que podem causar desidratação grave, especialmente em crianças, filtre e ferva a água.
Desinfecção da água com filtro: filtre ou coe a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo; aplique duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária), a cada um litro de água; aguarde 30 minutos; consuma no mesmo dia.
Desinfecção da água sem hipoclorito de sódio: filtre ou coe com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo; ferva durante cinco minutos; passe o líquido de uma vasilha limpa a outra, também limpa. Esse procedimento permite a oxigenação da água, melhorando o seu sabor.
Cuidados com os móveis: todos os móveis que tiveram contato com a água da chuva devem ser desinfectados. É importante utilizar sacos plásticos duplos nas mãos e nos pés, ou luvas e botas, para evitar contato com a água suja ou lama. Misture 400 ml de hipoclorito de sódio a 2,5% para 20 litros de água. A solução deve ser aplicada em pisos, paredes e outras superfícies, deixando secar em seguida.
Cuidados com Caixas d'água: o reservatório de água também deve ser devidamente limpo após uma enchente.
Evite acidentes com animais peçonhentos: bata colchões antes de utilizá-los; agite vigorosamente, mas com cuidado, roupas, sapatos, toalhas e lençóis; afaste camas de paredes; vede frestas e buracos; limpe o interior e os arredores da casa utilizando luvas, botas e calça comprida; evite o acúmulo de lixo e entulho próximo à casa; nunca coloque as mãos em buracos ou frestas. Caso encontre algum animal peçonhento dentro de casa, afaste-se dele sem assustá-lo e entre em contato com o Corpo de Bombeiros.
Cuidados com a saúde: quem teve contato com a água da chuva deve procurar assistência médica ao sentir febre, dores e amarelamento da pele, que, por sua vez, podem representar ameaças à saúde, mesmo depois de dias após o contato com a água contaminada. É recomendado que as pessoas estejam vacinadas contra Tétano, Hepatite A e Hepatite B.
Cuidados com a ingestão de alimentos: quando consumir alimentos em estabelecimentos, atente-se às condições de higiene do local. As altas temperaturas características do verão podem facilitar a proliferação de microrganismos na comida, ocasionando as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA. Por isso, evite alimentos que permaneceram expostos ao sol, sem proteção ou que sejam perecíveis. Verifique, ainda, se os alimentos que precisam de refrigeração estão acondicionados de forma adequada, já que a temperatura é fundamental na prevenção de intoxicações causadas pela comida. A contaminação da comida pode ocorrer de diferentes maneiras, como falta de higiene das mãos, das superfícies da cozinha e dos utensílios utilizados no preparo.
Em uma situação de enchente, as condições sanitárias são extremamente prejudicadas e, com isso, o surgimento de doenças, tais como a Leptospirose, Hepatite A, Febre Tifoide e Diarreia Bacteriana tornam-se favoráveis. Por isso, mantenha-se atento às dicas acima, ao noticiário de sua região e, em caso da ocorrência do evento, procure ajuda especializada.
Leandro Nascimento
Engenheiro de Segurança do Trabalho