18 JAN 2022
Prefeitura de Varginha inaugura nova sede da Central de Vacinas e da Vigilância Ambiental

A Prefeitura de Varginha inaugurou nessa terça-feira, 18, a nova sede da Central de Vacinas e da Vigilância Ambiental, que agora estão concentradas no antigo prédio da Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Pastor, na Rua Santa Catarina, 480. “Hoje entregamos um prédio que passou por ampla reforma e ampliação, para atender dois serviços que se comunicam entre si, ambos voltados para a prevenção, seja através da vacinação, seja atreves de campanha de combate ao mosquito Aedes vetor da dengue, e de outas endemias. Com isso cumprimos mais um compromisso assumido da nossa gestão”, disse o prefeito Vérdi Melo que agradeceu o emprego de todos que contribuíram para que este projeto se tornasse realidade. “Somos gratos a todos que caminham lalado a lado da nossa administração, que acreditam no nosso trabalho”, enfatizou o prefeito.

Centralizar o atendimento à população de maneira a atender a demanda espontânea de vacinação em horários diferenciados como no horário de almoço, por exemplo, flexibilizando a ida dos pais e/ou responsáveis a unidade. Este foi um dos objetivos da Prefeitura de Varginha ao decidir pela criação da Central de Vacinas, instalada na antiga sede da UBS do bairro Bom Pastor, que passou por ampla reforma para atender as necessidades da população e da equipe da secretaria de Saúde.

“Lembrando que as demais unidades com salas de vacinas não possuem estas possibilidades, devido as rotinas e particularidades de cada uma. A central de Vacina, além da vacinação de crianças até idosos, vai funcionar como um ponto de armazenamento e distribuição de vacinas para as Unidades de Saúde do município”, explica o médio Luiz Carlos Coelho.

No mesmo prédio, funcionará o setor de Vigilância Ambiental que atua na detecção e a prevenção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, competindo-lhe as ações de vigilância, prevenção e controle das zoonoses e doenças transmitidas por vetores, dos acidentes por animais peçonhentos e venenosos, bem como a vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Padre João Batista, pároco da Paróquia da Matriz do Rosário, que fez uma benção no prédio e nas pessoas que ali estavam. Também os secretários municipais de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira da Fazenda, Wadson Camargo e de Governo Honorinho Ottoni, além dos vereadores Rodrigo Naves e Dudu Ottoni, este representando a deputada estadual Greyce Elias.