27 SET 2021
PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VARGINHA PARTICIPAM DA III OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, realizou nos dias 01 e 15/09 a III Oficina de Educação Patrimonial que trouxe o tema “Educação e Cultura Popular: a Folia de Reis dentro do espaço escolar”.

A oficina teve como objetivo valorizar a Folia de Reis, colocando a importância dessa tradição centenária em nosso município, onde o papel das escolas será fundamental para a divulgação desta celebração popular, pois os professores poderão levar às futuras gerações o conhecimento sobre essa manifestação cultural, que traz tanta alegria e é celebrada em diversas regiões do país.

A Secretaria Municipal de Educação participou efetivamente, com a presença dos professores dos componentes de Artes, Ensino Religioso, Geografia e História, do segmento de 6º aos 9º anos da Rede Municipal de Ensino de Ensino de Varginha, nos dois encontros que se realizaram de forma on-line, transmitidos pelo canal Varginha Cultural, no YouTube.

Nos encontros foram discutidos vários temas relevantes sobre a valorização da Folia de Reis, como expressão popular, que podem fazer parte do cotidiano pedagógico nas escolas varginhenses. No segundo encontro a palestra “A Folia de Reis dentro do espaço escolar”, proferida pelo historiador Gustavo Uchôas Guimarães foi um sucesso. Também foi feito o lançamento de mais uma edição da coleção Varginha em Postais “No Caminho dos Reis”, com registros das Companhias de Reis de Varginha.

Texto: Solange Conde/SEDUC - Varginha/MG