21 SET 2021
Em comemoração ao Dia da Árvore a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Varginha apresenta suas principais ações
Projeto do Garden Residence

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil nesta terça-feira, em 21 de setembro, e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Nas áreas com maior incidência de árvores existe uma melhor qualidade de vida pois elas contribuem para aumentar a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura, fornecem sombra, abrigo e alimento para animais, dentre outras inúmeras vantagens.

A SEMEA, por meio de sua equipe técnica, vem trabalhando ao longo dos anos em projetos que envolvem o plantio de árvores nativas, cercamento, principalmente Áreas de Preservação Permanente e Áreas Verdes e a condução das espécies plantadas, que é fundamental para o seu bom desenvolvimento.

Neste dia tão importante, que é o dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Varginha apresenta as ações :

Compensação ambiental – Garden Residence

Atualmente a SEMEA acompanha o projeto de empreendimento Loteamento Garden Residence, onde foram foram plantadas 2.225 mudas de espécies nativas, em novembro de 2020, na 1ª etapa do empreendimento, e onde serão plantadas mais 2.225 mudas em novembro de 2021, totalizando 4.450 mudas plantadas em um único empreendimento. Além do plantio o empreendedor assumiu o compromisso de conduzir todas estas mudas por três anos e apresentar semestralmente o relatório fotográfico do projeto desenvolvido. Grandes empreendedores estão adquirindo uma nova visão sobre a qualidade de vida que as áreas verdes proporcionam a comunidade, além disto, pode agregar valor econômico ao empreendimento.

PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA-

JARDIM RIBEIRO

Outro projeto com êxito que a SEMEA acompanha diz respeito a recuperação de uma área no bairro Jardim Ribeiro, entre a Avenida Aristides Ribeiro, Avenida Rio Francisco e Rua Jerônimo Diniz. Trata-se de uma Área de Preservação Permanente de aproximadamente 18000 m², pertencente ao Município. Foram plantadas 1.350 mudas em Dezembro de 2020 e estão sendo conduzidas e monitoradas por 3 anos. Neste local eram constantes as invasões de equinos e bovinos, além de que usuários de álcool e drogas que faziam uso do espaço, deposito de lixo e resíduos da construção civil. Atualmente o local encontra-se cercado com tela alambrado e as mudas estão em ótima condições de crescimento.

AÇÕES DE CIDADANIA DA COMUNIDADE.

A secretaria também acompanha e agradece ações de cidadanias dos senhores Marcus Vinicius Rezende de Oliveira e Marcelo Chaves de Figueiredo e demais moradores da rua Marluce Caixeta Holanda, Jardim do Ágape que realizam a manutenção da Área Verde, inclusive realizam o plantio. A SEMEA conseguiu disponibilizar ao senhor Marcus Vinicius, 25 mudas de espécies nativas e insumos para que eles continuem o belo trabalho nesta área.

PROJETO COMPENSAÇÃO AMBIENTAL -JARDIM BONGANVILE

Foi executado o plantio de 690 mudas de espécies nativas em fevereiro de 2021, em uma área de 3.200 m² que estava passando por um processo erosivo entre as ruas João Bregalda e Hercules Montecelli, no bairro Bonganville. Este projeto foi implantado em decorrência de uma compensação ambiental, devido o corte de árvores em um galpão de café no município. O responsável pelo empreendimento comprometeu-se a realizar tal plantio e a condução por 3 anos.

“Fazendo uma análise da situação atual de Varginha em relação ao plantio e manutenção de árvores, chegamos conclusão que avançamos muitos nos últimos anos, com o ótimo desempenho de nosso corpo técnico e  com estes projetos, porém, ainda precisamos melhorar.

Não basta somente plantar e não cuidar. Tratos culturais devem ser executados, tais como: adubar, coroar as mudas, verificar a presença de formigas, roçada no entorno dentre outras.

Gostaríamos de contar com o apoio da comunidade na manutenção dessas áreas, próximo a suas residências e deixar a SEMEA a disposição, como seus técnicos para receber interessados em contribuir com mais ações como estas”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira.