31 AGO 2021
Reunião Corpo de Bombeiros

Reunião dia 20.08.2021, em que a Semea em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, realizou tratativa acerca de Queima Prescrita e possibilidade de realizar no Parque Natural Municipal São Francisco, de bem como todo o procedimento legal e operacional. Estiveram presente Joadylson (secretário de meio ambiente), Roberta e Fernanda Modesto ( Semea) e o Tenente Mota ( Corpo de Bombeiros Militar de MG).

A queima prescrita é um método de prevenção realizada em áreas e períodos específicos, estabelecidos de acordo com o planejamento e tem como objetivo consumir o material combustível acumulado, renovando a vegetação e preservando a diversidade biológica.

A queima prescrita consome apenas a biomassa que está na superfície sem prejudicar o sistema radicular das plantas. Dessa forma, o bom uso do fogo reduz o material combustível e fragmenta a vegetação, evitando os grandes incêndios, que devido à intensidade e à severidade podem esterilizar todo o ecossistema afetado.