06 ABR 2021
SEDUC renova parceria com o EQUOSAÚDE para continuidade ao Projeto “Rédeas da Educação”

A Secretaria Municipal de Educação – SEDUC, renovou para o ano de 2021 a parceira com o Centro de Equitação e Equoterapia do Sul de Minas – EQUOSAÚDE que atende, gratuitamente, estudantes matriculados em três escolas da Rede Municipal de Ensino por meio do Projeto “Rédeas da Educação”. Este projeto tem o objetivo de apresentar a Equoterapia como um método diferenciado e eficaz auxiliando no contexto Educacional. O público alvo do Projeto são crianças e adolescentes, com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, entre eles TDAH, Dislexia, Discalculia, disgrafia. Também, crianças que apresentam dificuldades de socialização, com baixa autoestima, problemas de comportamento, apresentando depressão, ansiedade ou não.

De acordo com a coordenadora do projeto, a Psicóloga Ellen Belo, “a prática da equoterapia estimula as habilidades e potencialidades de acordo com as necessidades específicas de cada praticante, propiciando um melhor desenvolvimento.” Para que o projeto possa alcançar seus objetivos é necessária uma equipe multidisciplinar composta por Fisioterapeuta, Psicólogo, Psicopedagogo, Guia, Técnico em Equitação, além dos responsáveis pela rotina dos animais, sendo eles tratador e veterinário.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação considera que esta parceria é uma grande oportunidade de promover a inclusão social, tendo em vista que a equoterapia proporciona aos participantes benefícios físicos, psicológicos, cognitivos e sociais que interferem diretamente no desempenho do praticante em seu ambiente escolar, possibilitando assim benefícios na esfera educacional de crianças com necessidades educativas especiais.