22 JUN 2020
INAUGURAÇÕES
Solenidade marca conclusão do Hospital de Campanha do Município de Varginha
Foto Noticia Principal Grande

Realizada na manhã dessa sexta-feira, 19, solenidade no Hospital de Campanha do Município de Varginha (HCMUV) que tem previsão para começar a atender a partir da próxima segunda-feira, dia 22.

São 56 leitos, sendo que inicialmente 20 de enfermaria e outros 8 de CTI estão já disponibilizados – e caso haja demanda os demais entrarão em funcionamento. Cento e quarenta funcionários estão a postos. A estrutura física conta com recepção, faturamento, enfermarias (2 setor que de imediato já vão receber pacientes e mais 3 que poderão entrar em funcionamento), UTI (com 8 leitos), farmácia, setor de raio X, setor Administrativo, setor de higiene e limpeza, refeitório, dormitório e sala de estar. A estrutura do HCMUV foi montada na Unifal – Universidade Federal de Alfenas que gentilmente cedeu o espaço sensibilizada com o momento dessa pandemia.

Essa estrutura se somará a já existente na rede de saúde de Varginha que conta com quatro hospitais. “Apesar dessa estrutura é importante a população não relaxar nas medidas de prevenção que são o uso correto da máscara cobrindo nariz e boca, a higienização das mãos, o distanciamento e o isolamento social”, reforça o secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho. Ele ressalta que principalmente os quintais das casas não devem, nesse momento, ser usado para confraternizações e que as pessoas só devem sair quando extremamente necessário. “Estamos caminhando para um cenário preocupante com o aumento do número de casos de infectados com o coronavírus e se a população não puxar para si a responsabilidade, não teremos leitos para atender todos os pacientes”, alerta o Secretário.

O funcionamento HCMUV será exclusivo para internação de pacientes com suspeitas ou casos confirmados da Covid-19 que vão chegar dos prontos atendimentos e unidades de saúde via regulação dos SUS Fácil. “Quem tem sintomas de síndrome respiratórias que possam ser de coronavírus deve ir à UPA ou aos atendimentos de costume como unidades de saúde e hospitais que aí sim farão o encaminhamento via SUS Fácil para o HCMUV”, explica Rosana Moraes, diretora da UPA.

Na solenidade, compareceram parceiros que se dedicaram para a concretização desse HCMUV sendo todos aplaudidos pelo empenho nessa causa. Compuseram a mesa, o prefeito de Varginha Vérdi Melo, a presidente da Câmara Municipal vereadora Zilda Silva, os secretários municipais de Saúde Luiz Carlos Coelho e de Governo e Habitação e Desenvolvimento Social Honorinho Ottoni, representando a Unifal o professor Silvio Antônio Bueno Salgado e o procurador-geral do Município, Evandro Santos.

O prefeito de Varginha, Vérdi Melo ao fazer o seu pronunciamento agradeceu o empenho de todos que colaboraram com o HCMUV, como a equipe da UPA, e foi enfático ao afirmar que “Varginha venceu o primeiro desafio de conseguir montar um Hospital de Campanha e que prefere pecar pela precaução do que pela omissão”. Vérdi disse ainda estar atento e que poderá realizar a partir da próxima semana um mutirão que percorrerá principalmente os bairros onde muitos estabelecimentos comerciais não tem cumprido as regras do Decreto Municipal.

Ao final da solenidade, houve um momento de espiritualidade com a participação do pastor evangélico Paulo Marangão e Denise Costa, do Centro Espírita Francisco de Assis que com citações bíblicas ressaltaram a importância da fé juntamente com obras. A ausência de um representante da igreja católica deveu-se à comemoração do Dia do Sagrado Coração de Jesus, quando os padres tinham um momento on-line com o bispo da Diocese.

Logo após, houve o descerramento da fita na entrada do HCMUV e posteriormente, preservando o distanciamento, grupos de no máximo seis pessoas foram acompanhados para conhecer a estrutura que atenderá os pacientes.