A verba vem do governo federal e da prefeitura
Em Varginha, o combate a dengue tem exigido um forte investimento da prefeitura. Cerca de 100 mil reais são investidos mensalmente no combate ao mosquito e no tratamento dos casos suspeitos e confirmados.
O governo federal faz o repasse de 40 mil reais mensais e os outros 60 mil são disponibilizados pela prefeitura. Este investimento tem garantido ao município uma das melhores classificações quando o assunto é o combate ao “Aedes aegypti”.
De acordo com informações do Médico Veterinário da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, Demétrio Junqueira, o município tem uma vantagem em relação aos demais da região. “A diferença entre Varginha e os outros município é que aqui existem mosquitos, como em outras localidades, porém eles não carregam o virus.”
Ainda de acordo com Demétrio, para garantir essa situação, a prefeitura está contratando mais 10 agentes de saúde, que integrarão a equipe que hoje é composta por 76 funcionários.
“Estes 10 novos agentes serão responsáveis por fazer o monitoramento das áreas onde existem suspeitas de casos. Estes agentes farão o controle da área e o objetivo é que, nestes locais, o virus não seja propagado”, ressaltou Demétrio.
Além da contratação da equipe de reforço, o médico veterinário também ressaltou que o plano municipal de prevenção e controle da epidemia da dengue, que trabalha nas questões assistenciais e no treinamento de médicos e enfermeiros, continua sendo executado e garantindo os bons resultados da campanha de prevenção.
O médico afirma que todo o sistema de saúde do município, tanto o sistema público quanto o particular, inclusive envolvendo todos os hospitais, está preparado para evitar óbitos e capacitado para o atendimento de qualidade ao cidadão.