Centenas de pessoas de Varginha já foram beneficiadas pelo Programa Muito Mais Coração que acaba de completar de sete anos. A iniciativa feita em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) tem orgulho dos resultados vistos nos alunos, tais como melhoria da auto-estima, diminuição no uso de medicamentos e melhor convívio social.
Os participantes do Programa Muito Mais Coração são hipertensos, diabéticos e obesos e fazem tratamento na Policlínica Central. De lá, eles são encaminhados para a Semel que faz um trabalho complementar com as aulas de hidroginástica, ginástica localizada, caminhada, alongamento, além das atividades extras, como viagens e passeios especiais.
Segundo a professora de Educação Física, Alba Lívia Rosa, que ministra as aulas desde o início do programa, a iniciativa é gratuita e traz resultados surpreendentes, tanto no sentido de melhoria da saúde quanto na vida social dos alunos. “Tantas pessoas já passaram pelo projeto e são tantos casos de benefícios com pessoas que apresentavam diferentes problemas de saúde e de auto-estima”.
Beneficiados
A dona-de-casa Leonilde Luiza Bartelega Pederiva tem 68 anos e está no Muito Mais Coração desde o início. Ela frequenta as aulas duas vezes na semana e diz que além da hipertensão, as atividades acabaram ajudando a resolver outros problemas que ela tinha. “Minha coluna parou de doer, me sinto muito melhor para fazer as coisas em casa e, o mais importante, fiz muito amizade durante esse período”. Leonilde tem até uma história curiosa, pois depois que saia das aulas do Muito Mais Coração, ela aproveitava para frequentar as aulas de natação da Semel e aprendeu a nadar com 64 anos de idade.
A bordadeira Maria Helena Benetolo procurou o programa depois que o médico indicou, pois ela é diabética e tem problemas de coluna. A aluna de 52 anos diz que havia tentado a caminhada, mas no caso dela, a hidroginástica é a atividade indicada e, no programa ela pratica a hidro duas vezes na semana. “Raramente falto a uma aula, porque quando não vou sinto muita falta. Vou também em todos passeios e viagen. Hoje sou uma pessoa muito mais bem humorada”, apontou.
Sem depressão
Rosana Rodrigues, de 48 anos, está há cinco anos no programa. Ela procurou a iniciativa por causa do diabetes, mas encontrou no Muito Mais Coração, além do tratamento para a doença, uma forma de viver de forma mais saudável e com a auto-estima elevada. “Quando eu entrei sofria também de depressão e hoje não tenho mais esse problema. Minhas dores estão sumindo cada vez mais e já perdi 10 quilos”, disse Rosana
Menos 20 quilos
Marcia Regina de Souza tem 47 anos e diz que desde quando começou as atividades no programa já perdeu mais de 20 quilos. “Eu faço parte do Muito Mais Coração e do Qualidade de Vida e por isso venho na Semel em dois períodos. Aqui me sinto feliz porque sinto realmente os benefícios”, acrescentou.