Adultos entre 20 e 29 anos serão vacinados
Procure a Unidade de Saúde mais próximas de sua casa e leve documento de identidade com foto.
Terá início no dia 05 de abril, a 3º etapa da campanha de vacinação para prevenir a Influenza A H1N1 em Varginha. Esta etapa vai até o dia 23 de abril e tem o objetivo de vacinar adultos jovens de 20 a 29 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) orienta estas pessoas, que procurem as Unidades de Saúde mais próximas de sua casa e levem documento de identidade com foto.
A SEMUS também informa que no dia 10/04 (sábado), será realizada Campanha Nacional para atender o público alvo da 2º e 3º etapa, que não recebeu a vacina. No caso das crianças,é importante que os pais levem a caderneta de vacinação.
O setor de Vigilância Epidemiológica reforça que é muito importante que as pessoas com até 60 anos de idade e que tenham doenças crônicas como diabetes, cardiopatas, doença hematológica (hemoglobinopatias), asmático de forma grave e outros; e que não receberam a vacina, devem procurar as unidades de Saúde no dia 10/04 (sábado) para serem vacinados.
Será mantida a vacinação das mulheres grávidas em qualquer período de gestação. Mulheres que engravidarem depois de 2 de abril podem tomar a vacina até 21 de maio. Também será mantida a vacinação para crianças de 6 meses até 1 ano 11 meses e 29 dias (1ª dose).
Mesmo com a vacinação, os setores de saúde fazem o alerta: a adoção de medidas de prevenção tem como finalidade minimizar a atual situação da Influenza A H1N1 evitando suas complicações, principalmente para aqueles que não irão receber a vacina. Portanto é muito importante que a população mantenha ações preventivas que são: lavar frequentemente as mãos e sempre após tossir ou espirrar; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
Também é importante estar atentos aos sintomas: febre alta repentina (maior de 38º), tosse acompanhada ou não de dores de cabeça, muscular e nas articulações; dificuldade respiratória. Verificando alguns desses sintomas a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa.