Atos de vandalismo são mais frequentes no centro da cidade
Esta semana, funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana fizeram o recolhimento, nas ruas de Varginha, de papeleiras que foram quebradas ou queimadas.
De acordo com o Chefe do Departamento, Edelson Antônio Braga, estas completam 140 papeleiras que sofreram algum tipo de vandalismo e tiveram que ser recolhidas. “Desde o ano de 2007, 370 papeleiras foram colocadas em pontos estratégicos do município. Os locais onde elas foram mais destruídas concentram-se na área central. A maioria foi queimada ou arrancada dos postes onde estavam afixadas. Tendo como base o preço de R$ 80,00 por papeleira, o prejuízo para os cofres públicos é de R$ 11.200,00”, dinheiro que poderia ser investido em outras ações do departamento”, disse Edelson Braga.
O Chefe do Departamento de Limpeza também informou que além do vandalismo, outro problema é que as pessoas utilizam as papeleiras para depósito de lixo doméstico, o que prejudica a limpeza dos recipientes e dificulta o trabalho das equipes de limpeza urbana.
Como medida temporária, o departamento de Limpeza Urbana definiu que não vai repor estas papeleiras, pois o trabalho tem se tornado ineficiente, já que elas voltam a ser arrancadas e destruídas.
“Infelizmente, a população é a mais prejudicada com estes atos. Os cidadãos que realmente tem consciência da importância do patrimônio público acabam sendo prejudicados por atitudes de vândalos. Não temos outra medida, pelo menos temporariamente, já que o dinheiro público deve ser aplicado com eficiência”, ressaltou Edelson Braga.
Vandalismo: Esta semana foram recolhidas papeleiras danificadas nas ruas José Justiniano de Paiva, Pça Governador Valadares e Av. São José com Pça. Pinto de Oliveira . Todas no Centro.