Encerra-se nesta sexta-feira, 18 de junho de 2010, as campanhas de vacinação contra a paralisia infantil e Influenza Sazonal do Idoso de 60 anos ou mais, em Varginha.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, apenas 6.504 crianças menores de 5 anos foram vacinadas contra a paralisia no município. Faltam ainda 2.346, segundo dados da secretaria.
O superintendente de Epidemiologia do estado, Francisco Lemos, fez um alerta à todas Secretarias Municipais de Saúde. O superintendente reforçou que a vacinação é muito importante, mesmo com a erradicação da doença no Brasil desde 1989. “Com a globalização e principalmente agora, com a COPA do mundo na África, o virus pode circular novamente pelo mundo”, ressaltou Francisco.
A Gerente de Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia Cortez, também ressaltou a importância de continuar imunizando as crianças. “Apesar de erradicada no país, é importante vacinar, isto porque o vírus da pólio ainda circula no resto do mundo. Somente a vacina é capaz de diminuir a circulação do vírus. Precisamos manter a vacinação até conseguirmos erradicar a pólio no mundo”, explicou.
Para os pais que ainda não vacinaram seus filhos menores de 5 anos contra a doença, a SEMUS informa que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Basta ir das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e não esquecer a carteirinha de vacinação. Quem não tiver a carteirinha pode solicitar uma segunda via na unidade de saúde de seu bairro. O importante é não deixar de vacinar.
Quanto a vacinação dos idosos de 60 anos ou mais, a campanha de Influenza Sazonal vacinou 9.355 pessoas em Varginha. Faltam 331 para a Secretaria de Saúde atingir a meta de 80% de pessoas vacinadas. Esta meta é definida pelo Ministério da Saúde e é estipulada por ser a ideal para evitar riscos de contaminação no município.
Para se ter uma dimensão da importância da vacina, acredita-se que o vírus da Influenza A H1N1, não afetou esta população (60 anos e mais) por receberem a vacina anual contra a Influenza Sazonal, ou vacina contra a gripe, como é popularmente conhecida.
Portanto ainda dá tempo dessas pessoas se vacinarem. É só procurarem também a unidade de saúde mais próxima de sua casa e receberem gratuitamente a dose da vacina.
A campanha de vacinação que continua é a contra Influenza A H1N1 para pessoas de 30 a 39 anos e para crianças menores de 5 anos. As metas destes dois grupos ainda não foram atingidas e as crianças que não receberam a segunda dose da vacina são consideradas não vacinadas.
Qualquer dúvida o cidadão pode entrar em contato no setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 23690-2215.