Foi realizada na manhã desta terça-feira, 30, a cerimônia de inauguração da Base Comunitária e Ambiental da Guarda Municipal de Varginha, no Bairro Centenário.
O evento foi prestigiado por autoridades municipais, como o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, vereadores, secretários, representantes da comunidade do bairro Centenário, populares e integrantes da Guarda Municipal.
O cerimonial foi apresentado pela GM Flávia Brito Tana e contou também com a participação de alguns integrantes da Instituição, que fizeram uma apresentação de ordem unida e também carregaram as bandeiras nacional, estadual, do município e da Guarda Municipal.
“Estamos muito orgulhosos de mais esta conquista. Esta iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio em parceria com a Guarda Municipal devolve o parque a seus legítimos donos, que são a família varginhense que voltará a fazer uso do local para lazer e práticas esportivas”, destaca o prefeito Eduardo Carvalho.
Para o comandante Maurício Maciel, além da Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, o Conselho Comunitário do bairro foi um dos grandes responsáveis pela devolução do parque à população. “O envolvimento do conselho e da comunidade foram fundamentais para esta conquista. O desejo da população de ocupar novamente este espaço público que foi tirado deles por vândalos, foi um incentivo a mais para que hoje estivéssemos aqui reunidos e comemorando mais esta vitória na área de segurança pública”, afirma o comandante da GM Maurício Maciel.
O Comandante também evidenciou o importante apoio de parceiros que colaboraram com a doação de materiais de construção para a construção da nova Base.
“A construção da Base da GM já constava no planejamento estratégico de ações da secretaria municipal de Turismo e Comércio. Hoje, concretizamos mais uma ação que promove o turismo e proporciona, não só aos moradores de Varginha como também ao turista, um espaço agradável e, a partir de agora seguro”, acrescentou o secretário municipal, Henrique Lemes.
Para o diretor da Guarda Municipal, Guilherme Ramos Maia, um dos pontos fundamentais de ação da Guarda no local será o policiamento comunitário preventivo. “Mais que coibir o crime, desejamos agir preventivamente para que ele não aconteça. Isso passa pelas diversas ações que serão implantadas pela Guarda, junto à comunidade local, contando inclusive com apoio de membros da terceira idade, que farão um trabalho de edução em segurança pública e conservação do meio ambiente. Com isso, além de acabarmos com práticas de vandalismo e delitos que antes eram frequentes, estaremos conscientizando a nova geração da necessidade de estar afastada do crime”, concluiu o diretor da Guarda.
O Parque Centenário é imóvel público municipal tombado pelo Patrimônio Cultural e ocupa uma área de 175.600 m2. Criado em 1992, é área de preservação permanente e remanescente de loteamentos. Conta com uma pequena mata natural abrigando 3 nascentes que alimentam seu grande lago central e as duchas.
A Guarda Municipal funcionará 24 horas diariamente no local, que servirá de suporte para as equipes de patrulhamento designadas para a região. O cidadão que necessitar do apoio da Guarda Municipal, tem como canal de contato o número telefônico 153. A ligação é gratuita.