A Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (SEHAP), responsável pela gestão e execução dos serviços e programas sociais no município, primando pela profissionalização no âmbito das políticas públicas voltadas aos idosos, realizou, nos meses de novembro e dezembro, curso de cuidadores de idosos.
O curso, realizado através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), teve o objetivo de preparar e aprimorar os usuários do CRAS, participantes das atividades do Clube da Amizade e funcionários do Lar São Vicente de Paulo, para exercerem a função de cuidadores de idosos; buscando capacita-los para administração de medicamentos, prevenção de acidentes domésticos, diagnósticos de dificultadores e promoção da inserção social do idoso.
Os cuidadores capacitados, se prepararam para atuarem tanto em clínicas e casas de repouso, como nos domicílios dos idosos. Nesse caso eles podem ser considerados autônomos, prestar serviços em agências que fazem a intermediação do trabalho e, fundamentalmente, valorizar o cuidado perante ao idoso evitando sua institucionalização, a medida em que preserva e fortalece os vínculos familiares.
“O fenômeno do envelhecimento populacional, as causas específicas do idoso, trata-se de realidade que exige políticas específicas, visando a integração do idoso ao seu meio. Neste contexto é importante sensibilizar todos os segmentos da sociedade, para a responsabilidade e favorecimento da autonomia dos idosos, buscando estimular para os limites máximos de suas possibilidades; independente do grau de dificuldades particulares que possam apresentar”, destacou o Secretário de Promoção Social, Miguel José de Lima.
O projeto do Curso de Cuidador de Idosos, que está em sua segunda edição, teve como conteúdo programático: “O envelhecimento e suas alterações fisiológicas e anatômicas”, “Direitos do Idoso com ênfase no Estatuto do Idoso”, tratou também das questões dos maus tratos na velhice, sexualidade do idoso, primeiros socorros e definições práticas e teóricas do que é necessário para ser um cuidador, entre outros assuntos.
37 pessoas participaram do curso e de acordo com a coordenara do CRAS, Maria Efigênia, todos foram capacitados para favorecer a autonomia dos idosos, no limite máximo de suas possibilidades, independente do grau de dificuldades particulares que possam apresentar.
“Nosso objetivo e missão é resguardar os direitos garantidos aos idosos, como hoje prevê inclusive o Estatuto do Idoso, na lei 10741, que determina que todo o idoso tem o direito de sentir-se bem e importante no ambiente em que vive”; ressaltou a coordenadora do CRAS.
Idosos em Varginha: De acordo com informações do último CENSO, realizado este ano de 2010 (fonte IBGE), a população de Varginha é formada por 4,68% de idosos.