O CEO - Clínica de Especialidades Odontológica de Varginha, fecha o ano de 2010 com atendimento acima do exigido pelo Ministério da Saúde. A Clínica é um programa do Brasil Sorridente, e tem classificação tipo III, possuindo onze consultórios odontológicos, dentro da Policlínica Central.
Varginha oferece atendimento odontológico básico nas UAPS - Unidades Atendimento Primário a Saúde, PSF - Programa Saúde da Família, FUVAE - Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais e nas escolas públicas, sendo a Clinica somente para atendimentos especializados.
A Clinica de Especialidades oferece à população: exame bucal com ênfase no diagnóstico do câncer de boca, periodontia (tratamento em gengiva), cirurgia oral, endodontia (tratamento de canal), ortodontia (colocação de aparelho), odontopediatria e prótese total ou parcial removível feita em laboratório próprio.
As instalações físicas do prédio foram todas projetadas para realizar o atendimento a pessoas com necessidades especiais, seja temporária ou definitiva.
Segundo a coordenadora do setor de saúde bucal de Varginha, Maria Leonor Costa Andrade, a clinica do município conta com 18 cirurgiões dentistas e 16 auxiliares de consultório odontológico que atendem em suas áreas especificas. “Em 2010 foi realizado um total de 12.190 procedimentos odontológicos somente na Clinica, contabilizando todos, inclusive os que não são exigência do SUS - Sistema Único de Saúde”, destacou Maria Leonor.
Além de todos os atendimentos, o CEO desenvolve dois projetos: o PROJETO RESPIRAR que conta com uma equipe multidisciplinar de cirurgião-dentista, fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista, psicólogo e médico, oferecendo atendimento ao respirador bucal. No ano de 2010 prestou atendimento a 53 pessoas; o projeto ODONTOMAI, voltado para o público materno-infantil, no atendimento a gestantes, nutrizes, crianças até 36 meses e crianças resistentes ao tratamento até 6 anos de idade.
O CEO possui um consultório portátil, onde o cirurgião dentista visita pacientes acamados junto com a equipe do PAD, (Programa de Atendimento Domiciliar), realizando procedimentos odontológicos básicos em sua própria residência.
Também é oferecido tratamento com laserterapia em pacientes com herpes recorrentes, dores orofaciais, e parestesias faciais (ausência de sensibilidade). Já os pacientes submetidos a quimioterapias e radioterapias que apresentam mucosites, são tratados com laserterapia no Hospital Bom Pastor. Recebe também pacientes dos CAPS (Centro de Atenção Psico Social), e também encaminhamentos das especialidades médicas de pessoas com doenças infecto contagiosas; diabéticos e hipertensos descompensados.
Para receber o atendimento no CEO, o paciente deve passar por uma triagem através das UAPS - Unidades Atendimento Primário a Saúde/Policlínicas, de seu bairro; PSF - Programa Saúde da família ou através dos cirurgiões dentistas que atuam em escolas públicas.
Todo encaminhamento é realizado através de um formulário próprio para cada especialidade odontológica. Dúvidas ou informações também podem ser obtidas na rua Santa Catarina, esquina com rua Santa Cruz, s/nº ou através do telefone 35- 3690 2133.
Atendimentos odontológicos especializados |
Metas do Ministério da Saúde (através do SUS) |
Varginha (através do CEO) em 2010 |
190 procedimentos básicos por mês |
480 por mês |
Periodontia – 150 por mês |
229 por mês |
Endodontia – 95 por mês |
124 por mês |
Cirurgias – 170 por mês |
191 por mês |
|
259 aparelhos ortodônticos em 2010 |