Programa de Educação Básica Gratuita será executado pelo Colégio Marista
Durante o 6º Seminário da Vice-Presidência da Undime-MG, os participantes tiveram uma boa notícia. Ela foi dada pela diretora da Escola Marista Champagnat de Varginha, Marisa de Lourdes Silveira, e pelo prefeito de Varginha Eduardo Carvalho “Corujinha”. A partir do mês de abril o município contará com a Escola Social que funcionará no prédio do Centro de Ensino Supletivo (CESU), no bairro Vila Bueno.
A Escola Social vai atender, inicialmente, cerca de 350 crianças da educação infantil e ensino fundamental, ou seja, alunos de 4 a 11 anos. A filosofia de ensino da escola será a mesma adotada pelo Colégio Marista. Como o objetivo é atender famílias carentes, os estudantes ainda terão direito a material, uniforme e assistência alimentar.
A seleção para a Escola Social será feita através da proximidade, priorizando crianças que moram na Vila Bueno e arredores, e pela situação sócio-econômica dos alunos. De acordo a diretora do Colégio Marista, Maria de Lourdes Silveira, a iniciativa, além de atender cerca de 350 estudantes, vai gerar 30 novos empregos. “As obras de adequação do local e a seleção de pessoal já começam a ser feitas no mês de março”, completou a educadora.
Segundo a diretora, a iniciativa atende a Lei Nº12.101/2009 e o Decreto Nº 7237/2010, tratando da certificação das entidades beneficentes de assistência social que regula os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social. “O mais importante é considerar a criança e o adolescente como estudante, independente da rede em que ele está inserido e dar a eles todas as oportunidades para o alcance da igualdade social”, afirmou a diretora do Marista.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” e a secretária municipal de Educação e Cultura de Varginha, Heliana Vinhas, não esconderam a satisfação do novo projeto que mais uma vez coloca Varginha como pólo quando o assunto é educação. “Temos que comemorar essa parceria com o Marista, pois é uma vitória da educação municipal com mais uma opção de ensino gratuito de qualidade para a população”, expôs o prefeito.