Vérdi Lúcio Melo (Avante), foi empossado prefeito de Varginha dia 7, em reunião extraordinária na sede do Legislativo Municipal de Varginha, presidida pela vereadora Zilda Silva, presidente da Câmara, com a presença de todos os vereadores, um dia após a renúncia do ex-prefeito Antônio Silva, com quem Vérdi administrou o município pelos últimos 7 anos e três meses.
A posse
Primeiramente oi lida a carta de renúncia pelo secretário da mesa diretora, vereador Dudu Ottoni e encaminhada à Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final, tendo o presidente vereador Leonardo Ciacci comunicado parecer favorável por se tratar de uma iniciativa legal e constitucional sobre o projeto 5/2020 de autoria da mesa diretoria sobre a renúncia do prefeito. Logo após, se manifestaram os vereadores presentes.
Após a execução do Hino Nacional, Vérdi fez o juramento de compromisso tendo a presidente da Câmara Zilda Silva o declarado Prefeito de Varginha que assinou o Termo de Posse juntamente com os demais componentes da mesa.
Em seu pronunciamento oficial, Vérdi agradeceu os vereadores que sempre estiveram juntos com a Administração Antônio Silva/Vérdi nos últimos sete anos, em prol da população varginhense. Ele ressaltou que o momento não é para comemoração, pela renúncia inesperada de Antônio Silva e também devido à atualidade que exige das autoridades medidas drásticas, não muito simpáticas, porém necessárias para a saúde das pessoas.
“Confesso que sempre tive o sonho de assumir a prefeitura da nossa cidade, porém, do fundo do meu coração, jamais nessas condições diante de uma renúncia do prefeito Antônio Silva; fomos parceiros em todos os momentos, leais, enfrentamos muitas dificuldades juntos, aprendi muito com ele, pois o considero como um pai que eu não tive em relação aos seus conselhos e ensinamentos; tentei fazer com que não renunciasse, mas ele já tinha tomado a decisão, inclusive com apoio da família que é tradicional de valores e ética, tendo citado que “perdi o poder e fiquei com a responsabilidade”, se referindo à questão da pressão do comércio local em interromper a quarentena em prevenção ao corononavírus”. Ao final do pronunciamento, Vérdi agradeceu Antônio Silva e enfatizou que tem fé em Deus que Varginha vai superar essas dificuldades. Logo após, foi executado o hino de Varginha encerrando a solenidade de posse do chefe do Poder Executivo.
Entrevista
Em entrevista, na praça Governador Benedito Valadares, Vérdi afirmou que “a partir de agora a luta está comigo, vou atender os interesses da cidade e dar sequência aos trabalhos para que Varginha volte à normalidade. Temos que trabalhar de forma gradativa, obviamente temos que ter uma discussão mais estreita sobre as próximas decisões”. O prefeito empossado questionado sobre ser candidato nas eleições municipais desse ano afirmou que “não está preocupado com isso nesse momento, devido às exigências que a atualidade impõe”. Com sensatez, Vérdi fez um apelo para que a internet não divida a cidade, se referindo a algumas enquetes sobre as pessoas serem contra ou a favor da reabertura do comércio. “Somos todos a favor de Varginha – um povo só – temos que ter estrutura para enfrentar as dificuldades”, declarou.
Mensagem
Atendendo ao pedido de um jornalista, Vérdi deixou uma mensagem: “a mensagem é que Varginha nunca viveu um momento desse em que o chefe do Poder Executivo renuncia e enfrenta uma doença tão grave e ameaçadora, o que tem deixado a população apreensiva. Então nós não vamos dispersar. Nós vamos trabalhar a favor da população 24 horas por dia. Embora o momento seja triste, a mensagem é de otimismo e de resgate da dignidade e da auto-estima das pessoas”.
Natural de Elói Mendes, Vérdi Lúcio Melo ainda criança mudou-se para Varginha onde trabalhou como garçom, foi funcionário da extinta TELEMIG, comerciante e micro industrial. Pai de Elbert Lúcio Melo, Lidiane Aparecida Melo e Victória Santos Melo, em 1977 formou-se Técnico em Contabilidade pelo Colégio Batista de Varginha, época em que constituiu sua empresa de prestação de serviços contábeis. Já em 1986 formou-se Bacharel em Ciências Contábeis pela FACECA e, logo em seguida, foi eleito delegado do Conselho Regional de Contabilidade, cargo que ocupou em caráter voluntário por 06 anos. Em 1992 formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha.
Vérdi possui empresa de contabilidade desde 1986 e de advocacia desde 1993. Conhecido pela seriedade e honestidade com que conduz seus trabalhos, ingressou na política pelo PSC – Partido Social Cristão, sendo eleito vereador em 1996 com a quarta maior votação, 1005 votos. Em 2000 transferiu-se para o PSDB, partido pelo qual, na época, candidatou-se a prefeito de Varginha, obtendo cerca de 8.000 votos, 15% dos votos válidos do município.
Em seu primeiro mandato como vereador foi atuante e combativo, exercendo o papel de agente fiscalizador da boa aplicação do dinheiro público e apresentando importantes projetos, tendo como principais ações o trabalho pela criação do Procon; construção do trevo do Bretas; Associação de Segurança Pública; municipalização da administração do Hospital Regional; denominação da Concha Acústica Mariângela Caliu; Projeto de Lei que instituiu eleição para diretores das Escolas Públicas Municipais.
Ainda em seu 1º mandato Vérdi propôs a realização do Seminário sobre Segurança Pública; apoiado pelo saudoso Juiz de direito Rui Vítor do Prado, iniciou os trabalhos pela criação da Vara Federal em Varginha.
Eleito com 1800 votos pelo PSDB em outubro de 2004, para novamente exercer o mandato de vereador na Câmara Municipal de Varginha no período de 2005/2008, Vérdi vem trabalhando por uma Varginha mais justa e fraterna.
Como integrante da Comissão de Justiça, Legislação, Finanças, Orçamento e redação Final no biênio 2005/2006, Vérdi Lúcio Melo sempre agiu com responsabilidade, elaborando e participando de diligência, com o objetivo de avaliar a viabilidade dos projetos antes de emitir pareceres.
Em janeiro de 2007 foi eleito, novamente pela unanimidade dos votos de seus colegas vereadores, Presidente da Câmara Municipal de Varginha.
Reeleito em outubro de 2008 com 2.500 votos, a maior votação entre os Vereadores eleitos para 2009/2012, Vérdi atribuiu este resultado a seriedade com que conduziu seus trabalhos na Câmara, ao respeito com a população e a sua administração como Presidente da Casa, priorizando sempre a democratização dos trabalhos do Legislativo, o contato com a comunidade, abrindo as portas da Câmara para os munícipes, levando as reuniões aos lugares mais distantes através das transmissões via Rádio, TV e Internet.
Como Presidente da Câmara
Em seu primeiro mandato Vérdi Lúcio Melo foi eleito em 1999, por unanimidade, Presidente da Câmara Municipal de Varginha. Na oportunidade foi revisionada a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara, criado o Departamento de Compras, restaurado e encadernado os arquivos do Legislativo. Novamente eleito pela unanimidade de seus colegas Vereadores para Presidir a Câmara no biênio 2007/2008, já em seu segundo mandato, Vérdi Lúcio Melo priorizou Projetos que aproximassem a comunidade dos Vereadores Além de dar transparência aos atos do Legislativo, Vérdi priorizou a correta aplicação dos Recursos Púbicos, gastando menos com a máquina administrativa e investindo mais em projetos populares.
Foi sua a iniciativa da criação da “Cartilha do Cidadão”, especialmente desenvolvida para conscientizar a população, sobre as atividades inerentes ao Poder Legislativo, esclarecer dúvidas comuns e convidar a comunidade a conhecer melhor a Câmara.
Outro Projeto de destaque de sua administração foi a “Internet Popular”, que hoje disponibiliza gratuitamente ao público o acesso a computadores instalados para a realização de pesquisas e trabalhos escolares. Destaca-se que desde sua inauguração, em Outubro de 2007, mais de 2000 pessoas utilizaram os computadores da Câmara.
Através da instalação do Serviço de 0800-2854757 e da Urna da Cidadania, Vérdi deu voz ativa à população.
Vérdi ainda foi responsável pela implantação das transmissões ao vivo das reuniões dos Vereadores pelas emissoras de rádios e pela continuidade das transmissões pela Televisão e Internet.
Para dinamizar os trabalhos do Legislativo, ampliou as instalações do setor administrativo e para garantir o perfeito atendimento ao público, proporcionou cursos de especialização para os funcionários da Casa.
Também em 2007 foi concluída a revisão da Lei Orgânica do Município, que foi impressa para distribuição nas repartições públicas, escolas e empresas.
Cumprindo um compromisso assumido junto ao Codeva - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vérdi concluiu seu segundo mandato como Presidente da Câmara Municipal de Varginha, em dezembro de 2008, inaugurando o elevador que dá acesso aos gabinetes dos Vereadores e ao Plenário Dr. Jacy de Figueiredo, possibilitando que todos tenham o direito de acompanhar os trabalhos do Legislativo.
Vice-Prefeito
Vérdi Melo foi eleito vice-prefeito em 2012 pelo PSDB, na com chapa de Antônio Silva. Juntos a cidade até 2016, quado foram reeleitos para mais quatro anos. Além de vice-prefeito, Vérdi foi secretário de Governo, Secretário Planejamento, Secretário de Saúde e diretor- superintendente da Fundação Cultural de Varginha.
Agora, com a renúncia do prefeito Antônio Silva, Vérdi assume a prefeitura de Varginha pelo Avante.