População deverá receber a UPA num prazo de cerca de 60 dias
Depois da etapa de construção da base, a obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Varginha está na finalização da etapa estrutural. A fase da obra é realizada junto com a instalação das paredes pré-moldadas e a realização da instalação elétrica e hidráulica. A finalização da fase estrutural está prevista para a próxima semana.
A UPA localizada à avenida Farmacêutico Jair Santana s/n no bairro Padre Vítor terá 2.200 metros de área construída no terreno que ocupa 5.000 metros. Segundo a secretaria municipal de Saúde, com atendimento 24 horas serão atendidas diariamente cerca 450 pacientes.
O secretário municipal de Saúde Fausto Geraldeli Carvalho afirma “a Unidade de Pronto Atendimento irá revolucionar a prestação de serviços de urgências e emergências em Varginha. “A otimização do atendimento e do uso dos equipamentos públicos na saúde é prioridade no governo do prefeito Eduardo Carvalho” afirma o secretário.
A administração municipal a partir de 2009 realiza a reestruturação do atendimento médico (veja abaixo) para garantir ao cidadão maior qualidade e eficácia nos serviços prestados. “Com o atendimento multiprofissional oferecido pela a UPA e a integração junto as demais estruturas da rede, a população varginhense terá uma melhor oferta de prestação de serviços na Saúde” destaca Geraldeli. A previsão é que sejam atendidas 450 pessoas diariamente.
A conclusão da obra está prevista para aproximadamente 60 dias.
Saúde Integrada
Em Varginha, o atendimento médico na Saúde é integrado. Os serviço são divididos entre as redes primária, secundária e terciária.
Rede Primária: composta pelas sete Unidades de Atendimento Primário à Saúde (UAPS) convencionais e por 13 equipes do Programa Saúde da Família (PSF's)
Rede secundária: composta pela Policlínica Central onde são realizados os atendimentos médicos especializados, Centro de Especialidade Odontológica, Centro de Reabilitação Física, Clínica de Fisioterapia, Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente, Núcleo de Atenção Materno Infantil, Banco de Leite Humano, Centro de Atenção Psico-Social Álcool e Droga (CAPS AD) e Centro Psico-Social II.