Bloco Super-Família está a todo vapor para o desfile de domingo (06)
Centenas de mãos aceleram os arremates finais na produção das cerca de 300 fantasias que irão colorir o bloco Super-Família criado, neste ano, pela coordenação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social em Varginha. Em 2011, o carnaval varginhense se diferencia pela inclusão social.
O Carnaval Social como é denominado pelos coordenadores, voluntários e comunidades envolvidas, será realizado com recurso federal aplicado em políticas de atendimento dos CRAS em atividades de convivência e, tem o apoio da Prefeitura de Varginha e do Centro de Desenvolvimento da Criança e Adolescente (CDCA). O projeto de execução do bloco Super-Família foi aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social. “A inclusão é prioridade do governo federal, também é prioridade de nosso governo” destaca o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. O prefeito ainda acrescenta “queremos a participação familiar nesta festa legitimamente popular e brasileira em nosso município”.
A proposta inovadora traz para as ruas centrais da cidade o resultado dos trabalhos desenvolvidos nos quatro CRAS que assistem crianças, jovens, adultos e idosos na busca e valorização da convivência familiar. “Por meio de atividades sócio-educativas, o objetivo da administração municipal é proporcionar aos cidadãos assistidos maior interação junto à comunidade e o fortalecimento dos vínculos familiares” afirma a assistente social e coordenadora dos CRAS no município Maria Efigênia Neves Souza.
Em janeiro e fevereiro, os assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) participaram de oficinas de convivência com o tema folclórico-popular – Carnaval. Para a coordenadora dos CRAS em Varginha, a criação do bloco é a oportunidade dos cidadãos que integram os Centros apresentarem o resultado artístico e cultural do que aprenderam.
Para a confecção das fantasias, foram improvisadas oficinas nas salas artes e artesanatos do Programa de Profissionalização Adolescente Consciente (Propac I e II), no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), nos CRAS e num dos seus programas: o Clube da Amizade – Centro de Convivência do Idoso. A criação e coordenação da produção das fantasias é realizada pelo figurinista carnavalesco Rogério Vitoriano. “Como em tudo em que participamos, mais uma vez envolvemos nossas crianças, adolescentes, idosos e suas famílias” ressalta a primeira-dama Karina Braga Baroni Carvalho.
“Cada integrante dos projetos envolvidos nesta grande festa tem doado o seu tempo, dedicação e criatividade para a realização do carnaval social” comenta a primeira-dama. São cerca de 150 voluntários na produção dos sete modelos de fantasias que irão compor as sete alas do bloco carnavalesco Super-Família.
As Sete Alas do Super-Família
O Super-Família tem sete alas. A primeira representa o Desenvolvimento. A comissão de frente leva a Super Assistência. A segunda ala, denominada Super Mão para a Inclusão Social mostrará o trabalho das entidades sociais que garantem ao cidadão deficiente, idoso, gestante, jovem e adulto o direito à integração na sociedade. A ala Super Exemplos, Super Cidadãos, Super Famílias e Ações são as seguintes respectivamente. Na sequência, vêm as alas Super Mulheres, das Baianas, representando a alimentação e uma super força. Para encerrar, desfilará a ala das crianças, com o Jardim do Futuro.
Bateria Batukalata
O projeto criado e desenvolvido no Propac II, Batukalata, é a bateria do Super-Família. As crianças e adolescentes atendidas pela assistência social do município darão rítimo ao samba enredo Carnaval Super Família de autoria de Mauro S. Tavares e composição de Dinho Batistão.
O mestre de bateria da Batukalata, o maestro Claúdio dos Reis Reinaldo, trará para as ruas centrais de Varginha instrumentos produzidos a partir de matéria-prima reciclada e feitos pelos próprios integrantes.
Conheça o samba-enredo:
Carnaval Super Família
Chegou o carnaval
Sou liberdade nesta avenida
Meu canto vem em grande astral
Exaltando a Família
Na Festa quero ser rei
Com a Família Sambar
A alegria agora e Lei
Aqui em qualquer lugar (BIS)
Da nossa infância e adolescência
Da juventude à melhor idade
Vidas que nos pedem atenção especial
Assistência com Inclusão Social
Diálogos, amor e carinho
Conselho, ajuda e orientação,
É Família construindo o homem e formando construindo cidadão (BIS)
Chegou o Carnaval............
Desfile
Na programação do Carnaval 2011, o desfile do bloco Super-Família será no dia 06, domingo, das 19h30 à 20h30 na avenida Rio Branco. A concentração será às 19h na avenida Rui Barbosa.
O Carnaval 2011 é uma realização da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, com o apoio da Fundação Cultural do Município, do Departamento Municipal de Trânsito da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Polícia Militar.