As atividades na nova unidade do PETI começaram no dia 10 de abril com atendimento a 60 crianças e adolescentes. Logo após a inauguração oficial, os integrantes do PETI saem ás ruas próximas ao Sest/Senat para execução do Projeto Dengosinhos. Nesta ação, os participantes fazem um trabalho de conscientização da importância de se prevenir contra a dengue com a comunidade, através de panfletos, faixas e o diálogo das crianças com os moradores.
250 atendidos
O PETI é um programa do governo federal desenvolvido no município através da Prefeitura de Varginha com gestão da SEHAP. Ele possui cinco unidades instaladas no Terminal Rodoviário (sede da SEHAP), Corcetti, Sion, Barcelona (Propac II) e, agora, no Sest/Senat, que atendem a 250 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.
De acordo com o secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Miguel José de Lima, com a nova unidade, o PETI salta o atendimento de 185 para 250. “Mais importante que o número é a qualidade do trabalho que é desenvolvido”, reforça.
As crianças e adolescentes que apresentam riscos de vulnerabilidades sócio-familiares e ainda estão sujeitas à submissão ao trabalho infantil frequentam o PETI de segunda a sexta-feira no período da manhã para os que estudam a tarde e no período da tarde para os que estudam de manhã. No local, os integrantes realizam oficinas artesanais com material reciclável, danças folclóricas, capoeira, além do acompanhamento escolar.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” disse que o PETI é um programa social que se destaca em Varginha. “Ele está aliado a outras ações da prefeitura, como a Semel, que tem como objetivo levar cultura, esporte, lazer e cidadania para as crianças e adolescentes da cidade”, finalizou.