Projeto prevê intervenções nas principais vias para organizar a circulação, o sistema de estacionamento e reduzir o tempo de deslocamento dos veículos
A Prefeitura de Varginha já tem em mãos um diagnóstico preparado por consultoria especializada sobre a situação do trânsito de veículos na cidade. O estudo identifica gargalos e apresenta soluções para melhorar o fluxo, principalmente nos horários de pico. Também indica propostas para as placas indicativas de direção e de orientação aos motoristas.
“A cidade cresceu e vem recebendo um grande número de veículos novos a cada dia”, afirma o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. “Esse fenômeno não é específico de Varginha. Vem ocorrendo em todas as cidades do país, mas o impacto é maior naquelas de porte médio e grande, que não foram planejadas para receber tantos carros”, completa.
Entre outras finalidades, o projeto pretende estabelecer referenciais de localização para usuários que desconhecem o sistema de trânsito da cidade, organizar a circulação de acesso e saída, o sistema de estacionamento, reduzir o tempo de deslocamento e, em última instância, melhorar a qualidade de vida da população.
Para isso, os técnicos passaram mais de 30 dias nas ruas, pesquisaram o atual sistema viário e verificaram o comportamento dos usuários. “Percebemos que existem muitas irregularidades, como a colocação de placas particulares nas ruas”, diz Corujinha. Também foram feitas pesquisas volumétricas e direcionais, durante duas semanas de acompanhamento, além de um diagnóstico da sinalização vertical e horizontal. Todas as informações colhidas foram cotejadas com dados e números fornecidos pela prefeitura.
As intervenções devem começar no segundo semestre, pois dependem de convênios com o governo federal. Além de organizar as vias de entrada e saída da cidade, será feita a manutenção das faixas horizontais, dos semáforos e das placas de sinalização. A principal mudança será a duplicação das vias de acesso ao centro, adotando sistema de sentido único de direção. O sistema de semáforos será aperfeiçoado, estabelecendo sincronismos. “Também será proposta a ampliação dos diferentes tipos de estacionamentos, pensando nos veículos de passeio, carga e também nas motos”, diz o prefeito.
O estudo do sistema viário revelou que Varginha tem quase 59 mil veículos, entre carros, ônibus, motocicletas e caminhões. Estima-se que cerca de 15 mil trafegam diariamente nas ruas. “Esse número, por si só, já demonstra a necessidade das intervenções”, afirma Corujinha.
Orçadas em aproximadamente R$ 4,5 milhões, as obras promovem mudanças no sentido dos dois principais corredores da cidade: Avenida Princesa do Sul e Avenida Benjamim Constant. A Princesa do Sul continua sendo a principal via de acesso, mas terá mão única no sentido bairro-centro. O retorno será feito pela Benjamim Constant, com sentido centro-bairro.
As mudanças de sentido nos corredores têm o objetivo de melhorar o escoamento de veículos, reduzindo o tempo de deslocamento. Para dar maior sincronia aos semáforos, serão instalados 32 novos controladores microprocessados e 12 mil metros de cabos de sincronismo.
Cerca de cem novas placas indicativas serão instaladas. Novos indicadores de regulamentação e de advertência serão projetados, totalizando 540 m² de novas placas. As faixas de sinalização horizontal também serão revitalizadas - serão cerca de 11,7 mil m² de faixas para assegurar melhor visibilidade para motoristas e pedestres.