A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEA), participou e apoiou o Circuito Cemig de Arborização Urbana, realizado no município nesta quinta-feira (12) no Teatro Mestrinho. O evento promovido pela Cemig teve como objetivo discutir as boas práticas de arboricultura e aprimorar os trabalhos profissionais envolvidos no planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização.
As atividades do circuito foram realizadas durante todo o dia, com a participação de especialistas e interessados na área ambiental. O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” participou da abertura do evento e ressaltou “a importância de Varginha fazer parte do circuito e receber cidades da região para a discussão dos temas ligados ao meio ambiente”. Dentro do circuito, a Cemig fará 7 encontros no decorrer do ano, e Varginha é a única cidade da região a integrar a iniciativa.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Rômulo Azevedo Ribeiro, falou aos participantes sobre os aspectos da arborização urbana em Varginha. Além deste tema, outros especialistas fizeram apresentações sobre a produção de sementes e viveiros florestais, as experiências das parcerias da Cemig com prefeituras da região, a educação ambiental versus formação de futuros gestores da arborização urbana, o conceito, a problemática e a legislação municipal em torno da urbanização urbana, os resultados de podas de árvores em área urbana no Sul de Minas, segurança do trabalho na execução de podas de árvores próximas à rede elétrica. Houve ainda a demonstração em maquete do choque elétrico causado por árvores e das técnicas de poda. Para finalizar foi apresentado um cenário mundial da arborização urbana.
O gerente de serviços da Cemig em Varginha, Adelino Leandro Henriques, disse que o circuito promove a discussão e reforça as parcerias para as iniciativas. “É importante o trabalho em conjunto assim como existe entre a Cemig e a Prefeitura de Varginha. O debate e a troca de experiências são fundamentais”, finalizou.