Terceira cidade mineira em volume de exportações, cidade do Sul de Minas passa a ter voos diários para Belo Horizonte, Rio, Vitória, São Paulo e Porto Alegre
Estrearam nesta segunda-feira, 16/5, os voos diários da Trip de Varginha para Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O voo para a capital mineira parte às 13h05 do aeroporto Major Brigadeiro Oscar Trompowski, pousa na Pampulha e retorna às 16h25. Também ontem, a companhia aérea promoveu o primeiro voo com destino a Vitória, no Espírito Santo e para o Rio de janeiro.O voo decola de Varginha às 7h20 e ás 17h com destino às duas capitais.
Com as novas rotas, o Sul de Minas ganha conexões para algumas das principais capitais do Sudeste e do Sul do País. Desde 2010, a cidade conta com rota diária para São Paulo, Joinville, Criciúma e Porto Alegre. Além das capitais, as linhas também levam moradores do Sul de Minas a cidades como São José dos Campos (SP), Macaé (RJ) e Campos (RJ).
O Sul de Minas permaneceu dois anos sem voos regulares, já que, em 2008, a Air Minas encerrou suas operações. “Varginha e toda região crescem a ritmo acelerado”, afirma o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha (PT). “Temos mais de 50 empresas de grande porte e esses voos irão agilizar o deslocamento de todos aqueles envolvidos com a indústria, o comércio, o agronegócio e o turismo de negócios”, completa.
Entre as empresas destacam-se a Divisão Walita da Philips do Brasil, Stockler Comercial e Exportadora, Grupo Polimport (CD da Polishop), CRW Plásticos, Indústria Mineira de Forjados, Steammaster, Plascar, Coleção Indústria e Comércio, Cooper-Standard Automotive do Brasil, Tormep Mecânica de Precisão, Empresas Tristão (Real Café), e Comercial Industrial Branco Peres de Café, entre outras. A receita tributária do município, em 2010, ultrapassou os R$ 150 milhões, para um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 3 bilhões.
Corujinha lembra que a inauguração do novo terminal do aeroporto, prevista para 90 dias, irá facilitar o fluxo e dará mais conforto aos usuários. Os bilhetes estão à venda no site da companhia aérea. A empresa vai atender à região com as aeronaves francesas ATR 42, com capacidade para 47 passageiros.
Segundo o diretor de Marketing e Vendas da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula, o interesse da empresa pelo Sul de Minas é antigo. “Era a única região do Estado que não tinha cobertura, apesar de contar com cidades desenvolvidas como Varginha, Três Corações e Santa Rita do Sapucaí”, observa.