Pais, avós e filhos realizam ações durante todo o dia
O Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI Célia Campos Tavares, no Parque Rinaldi, através da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), comemora o Dia da Família nesta sexta-feira (27). Os alunos, os pais e outros membros da família participam de atividades durante todo o dia dentro da escola.
Os participantes acompanham a oficina de sucata, o bazar da pechincha, a contação de histórias e as palestras. “Trabalhamos o tema que trata dos pais como modelo para os filhos. O objetivo é a participação no estilo da roda de conversa”, explicou a psicóloga e professora da Unifenas, Denise Costa Ribeiro.
Segundo a diretora da CEMEI Célia Campos Tavares, Kátia Paulino Vieira, o objetivo das atividades é melhorar a comunicação e aumentar a confiança dos pais no trabalho desenvolvido pela escola. “O Dia da Família é no dia 17, por isso durante todo este mês preparamos atividades envolvendo a comunidade e profissionais de entidades que auxiliam na educação e qualidade de vida das crianças. Hoje apresentamos os resultados das ações e convidamos os pais para participarem de perto”, comentou.
“Eu participei da palestra e agora estou no bazar para comprar algumas coisas e aproveitar para ajudar as pessoas do nosso bairro”, comentou a avó de um dos alunos da creche, Arliete Aparecida Claudiano. “Eu nunca tinha vindo na escola do meu neto. Sempre a mãe dele que participa, mas achei nota mil”, ressaltou.
O Dia da Família foi dividido em setores aproveitando o espaço da escola. Em cada ala havia uma atividade. As ações envolveram outras entidades que auxiliam no processo educativo das crianças, como a Guarda Municipal, o CRAS e a SEMEL. De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira, o objetivo é levar a família para dentro da escola. “É uma das nossas principais metas a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Por isso as escolas municipais realizam frequentemente eventos do tipo que vimos hoje”, concluiu a secretária.