Secretaria de Saúde dota o município de 18 equipes e metade da população está coberta
A Secretaria de Saúde de Varginha acaba de ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família para 50% da população. A expansão foi possível a partir da criação de cinco novas equipes, o que elevou o número de 13 para 18. De acordo com o modelo do programa, cada grupo de profissionais deve atender até 4.000 pessoas, com carga horária de 8 horas diárias de trabalho. “O PSF é o programa oficial do Ministério da Saúde e também é apoiado por todas as regionais da Secretaria de Saúde, sendo hoje a melhor alternativa para as políticas de prevenção e promoção da saúde”, diz o secretário Fausto Geraldeli.
As novas equipes à disposição da população varginhense vão atuar nos bairros Parque Rinaldi, Jardim Áurea, Jardim Corcetti e São Geraldo. Com as novas contratações, o Programa Saúde da Família na cidade dispõe, agora, de 211 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde.
Geraldeli observa que a expansão do PSF segue determinação do prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. “Quando se fala em saúde pública, esse é o modelo mais eficiente”, comenta. “O PSF faz o primeiro atendimento e a prevenção, é a porta de entrada no sistema, diferentemente do modelo antigo, voltado para a cura”.
Outra vantagem do PSF, de acordo com o secretário, é que o médico passa a conhecer e a deter informações sobre cada paciente de sua área de cobertura, o que facilita o acompanhamento. “As estatísticas mostram que o médico de família resolve 80% dos casos que chegam a ele”, diz. “Os outros 20% têm o encaminhamento correto, o que dá mais rapidez ao atendimento e à marcação de consultas”.
Ainda de acordo com o modelo do PSF, as oito horas de dedicação do médico e da equipe podem ser divididas entre consultas, visitas domiciliares e outras formas de trabalho junto à comunidade, como palestras e reuniões. “Pretendemos ampliar a cobertura do PSF para 80% da população, índice considerado excelente para uma cidade com a população de Varginha”, afirma, lembrando que o grupo de 20% restante representa as famílias que têm plano de saúde ou preferem pagar pelo serviço particular.
De acordo com o secretário, o investimento em saúde, em 2011, será de R$ 80 milhões. Essa verba contempla a rede básica do município e os hospitais próprios. Desse montante, 51% são de recursos federais e 43,5%, da Prefeitura. “A participação dos municípios no financiamento da saúde é crescente”, comenta Geraldeli. “Necessitamos da aprovação da emenda constitucional 29 para a transferência de mais recursos para a saúde”, completa.
EQUIPES DO PSF EM VARGINHA:
Fátima – Rua José Figueiredo, 60 – Fátima
Nossa Senhora de Fátima – Rua Padre Dionísio Chagas, 237 – Fátima
Vargem – Rua Francisco Antônio Cândido, 35 – Vargem
Damasco – Rua Cristiano Cândido Silva, 85 – Centenário
Santa Mônica – Rua Cristiano Cândido Silva, 85 – Centenário
Imaculada – Avenida Manoel Vida, s/n – Imaculada
Caic I – Avenida Manoel Vida, s/n – Imaculada
Centenário – Praça Alexandre Mambelli, s/n – Centenário
Corcetti – Praça Moacir Elizei, s/n – Corcetti
Jardins – Praça Moacir Elizei, s/n – Corcetti
Padre Vítor – Rua Leila Albuquerque, 21 – Padre Vítor
Rio Verde – Rua Paulo Pereira Penha, 125 – Rio Verde
Pró Saúde – Rua Marcelo de Brito Filho, 35 – Eldorado
Mont Serrat – Rua Armando Bastos Gismont, 263 – Parque Rinaldi
Jardim Áurea – Rua do Barreiro, 460 – Jardim Áurea
Pinheiros – Praça dos Girassóis, 435 A – Pinheiros
Girassol – Praça dos Girassóis, 435 A – Pinheiros