A Escola Marista Social iniciou as aulas na última segunda-feira (1º). Ela funciona no prédio do Centro de Ensino Supletivo (Cesu) e é uma iniciativa do Colégio Marista em parceria com a Prefeitura de Varginha. A instituição leva o nome de Escola Marista Champagnat e atende gratuitamente, inicialmente, cerca de 250 crianças da educação infantil e ensino fundamental, ou seja, alunos de 4 a 11 anos.
A filosofia de ensino da escola é a mesma adotada pelo Colégio Marista. Como o objetivo é atender famílias carentes, os estudantes ainda tem direito a material, uniforme e assistência alimentar. “O público-alvo é a comunidade dos bairros Vila Bueno e Fátima nos períodos matutino e vespertino. Para tanto houve um trabalho intenso da assistência social que respeitou a Lei nº. 12.101/2009 para seleção dos candidatos às vagas”, disse a diretora do Colégio Marista, Marisa de Lourdes Silveira. Segundo a diretora, a iniciativa atende a Lei e o Decreto Nº 7237/2010, tratando da certificação das entidades beneficentes de assistência social que regula os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social.
A seleção para a Escola Social foi feita através da proximidade, priorizando crianças que moram na Vila Bueno e arredores, e pela situação sócio-econômica dos alunos. Além de atender cerca de 250 estudantes, a entidade gera 30 novos empregos. “Nesta primeira semana estamos trabalhando na adaptação geral e na conclusão da transformação do prédio. Além disso, é uma semana de avaliação, quando conhecemos cada criança”, apontou a coordenadora da Escola Social, Lissandra Silva Chisti. Ela ainda disse que para o início de 2012 cerca de 100 novas vagas deverão ser abertas na instituição.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” e a secretária municipal de Educação e Cultura de Varginha, Heliana Vinhas Ferreira, acompanharam todo o projeto e ressaltaram a importância da escola para a educação do município. “Temos que comemorar a parceria, pois é uma vitória da educação municipal com mais uma opção de ensino gratuito de qualidade para a população”, disse o prefeito.
Flaviana Andrade Faria da Silva matriculou o filho de cinco anos na Escola Social e destacou a expectativa sobre a qualidade de ensino da nova entidade. “É uma ótima oportunidade para buscarmos a boa formação dos nossos filhos. Como ele está no primeiro ano, fico tranquila, porque ele vai prosseguir o ensino infantil e fundamental na mesma escola”, afirmou.
Cesu
O Centro de Estudos Supletivos (CESU) da Prefeitura de Varginha continua a funcionar no mesmo prédio no período noturno. A entidade está com matrículas abertas a e oferece à comunidade a chance de concluir os ensinos fundamental e médio. Nesta terça-feira (2) começaram as aulas dos novos alunos e dos já matriculados na entidade, que integra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Quem não se matriculou, pode fazer a inscrição normalmente, mesmo com o início das aulas.