Fotografias e objetos que vão retratar a infância das crianças de Varginha nos séculos XIX e XX. É a exposição Retratos da Infância, que começa nesta quarta-feira (5 de outubro), dentro do calendário pelos 129 anos de Varginha. A abertura oficial será feita pelo prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” às 9h, com a presença de autoridades, alunos e professores de escolas de Varginha. A mostra fica no andar superior do Museu Municipal (Praça Matheus Tavares, 178). Apresenta fotografias de crianças de famílias de Varginha, os brinquedos e textos de cada época, sobre educação, religião, vestimenta, costumes. A curadoria é do diretor do Museu, Cláudio Martins, com assessoria técnica de Humberto Xavier.
Para compor a exposição foram feitas pesquisas em revistas, álbuns de fotografias e publicações antigas de Varginha. De um total de 80 fotografias, foram selecionadas 50 para mostrar essa fase da infância. Todo o material pertence ao acervo do museu, e foi doado pela população.
Luxo
O diretor do Museu, Cláudio Martins, explica que “as fotografias das crianças dessa exposição, no período do final do século XIX, até os anos 60 do século XX, mostram os cuidados em que eram feitos os registros: roupas de ‘ver Deus’, olhares circunspectos, poses pensadas, brinquedos ao lado, jóias e enfeites. Até meados do século XX, fotografia era luxo, demonstração de status, registro da existência para os que tinham melhor situação financeira. Para uma grande parcela da população da classe considerada média-baixa, as condições econômicas permitiriam posar apenas para meia dúzia de fotos, se muito, durante toda a sua vida”.
Dia da Criança
A exposição também comemora o Dia da Criança, 12 de outubro. Terá longa duração, devendo prosseguir até agosto de 2012, período suficiente para ser visto pelas escolas públicas e particulares. “As pessoas de hoje vão perceber que as crianças eram tratadas como adultos, a infância era rápida e logo tinham que assumir responsabilidades, às vezes no comércio do pai, muitas seguiam a mesma profissão. Não existia possibilidade grande de estudo”.
A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro, diz que “a exposição vai mostrar essa reflexão entre a criança do passado e as mudanças no decorrer dos tempos, podendo fazer uma comparação do século passado com o século XXI”.
O prefeito Eduardo Carvalho lembra que a exposição integra uma ampla programação, para comemorar os 129 anos de Varginha. “Queremos fazer com que a população tenha acesso a eventos de qualidade, para, juntos, celebrarmos mais um aniversário de nossa cidade”.