Às vésperas de completar 129 anos de emancipação, Varginha atravessa um dos melhores momentos de sua história. Do ponto de vista econômico, a cidade vem recebendo projetos de expansão de empresas já instaladas na cidade, além da confirmação de novos empreendimentos, ao mesmo tempo em que recebe consultas para receber futuros aportes.
Para atender e fomentar ainda mais a demanda, a prefeitura já trabalha na implantação de mais dois condomínios industriais, que irão abrigar empresas de diferentes segmentos. Juntos, os chamados Condomínio Industrial I e Condomínio Industrial II irão demandar aportes da ordem de R$ 100 milhões e gerar mais de 2.000 empregos diretos.
O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha afirma que o principal objetivo do investimento nos distritos industriais é aquecer a economia e torná-la atrativa para novos investidores. "Continuamos sendo freqüentemente sondados por empresas nacionais e internacionais. No entanto, as áreas industriais estão praticamente ocupadas, por isso a decisão de construir novos espaços", diz.
De acordo com o prefeito, a entrada de novos empreendimentos se deve a um conjunto de fatores, como a infraestrutura da cidade, a logística e os incentivos para atrair investidores. Ligada a São Paulo e Belo Horizonte pela Rodovia Fernão Dias, uma das melhores do País, conta ainda com um aeroporto moderno, o maior do Sul do Estado, e um porto seco, o primeiro de cinco existentes em Minas Gerais. Segundo Corujinha, a localização privilegiada do município, a cerca de 300 quilômetros de distância das principais capitais do Sudeste, é um fator decisivo. “Grandes empresas de distribuição e vendas online estão escolhendo Varginha para instalar seus centros de distribuição”, comenta.
Entre as empresas já instaladas na cidade destacam-se a Divisão Walita da Philips do Brasil, Stockler Comercial e Exportadora, Grupo Polimport (Polishop), CRW Plásticos, Indústria Mineira de Forjados, Steammaster, Plascar, Coleção Indústria e Comércio, Cooper-Standard Automotive do Brasil, Tormep Mecânica de Precisão, Empresas Tristão (Real Café), e Comercial Industrial Branco Peres de Café, entre outras.
O prefeito lembra ainda que a cidade foi pré-classificada pelo Comitê Organizador Local (COL), da Fifa, como uma das cidades mineiras que poderão receber seleções estrangeiras na Copa do Mundo de 2014. Outro fator positivo, de acordo com o prefeito, é a localização às margens do Lago de Furnas. Com isso, empresários dos ramos de hotelaria e entretenimento começam a olhar a cidade com maior interesse.