Com o objetivo de despertar o varginhense quanto a importância de quebrar os preconceitos e se criar um sentimento de cooperação, Varginha recebeu no último fim de semana (29/9 a 1/10) a quarta edição do Varginha Acessível. Os eventos foram realizados nos espaços da Concha Acústica e a Praça do ET pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física de Varginha (Codeva) com o apoio da Prefeitura de Varginha.
Na quinta-feira (29), o público assistiu o show do humorista Geraldo Magela, conhecido como Ceguinho. O artista apresentou um espetáculo interativo com suas piadas e causos sobre cegos, sendo ele mesmo um deficiente visual.
Na sexta-feira (30) os participantes do Varginha Acessível tiveram uma variedade de shows dentro das apresentações do Canto de Praça, projeto idealizado pelo artista Raimundo Andrade que tem apoio da Fundação Cultural e que valoriza os músicos locais com espetáculos itinerantes.
No sábado (1) foi a vez das crianças aproveitarem as ações desenvolvidos no 4º Varginha Acessível. Houve apresentações artísticas de escolas públicas do município e projetos sociais desenvolvidos na cidade. Os participantes ainda tiveram toda a manhã de sábado para utilizar os brinquedos montados na avenida Rio Branco.
Segundo o presidente do Codeva, Luiz Carlos Bruziguessi, o Varginha Acessível é um momento de comemoração pelas conquistas do conselho no município e também de apelo para que cada dia mais “possamos ter uma cidade mais preocupada e acessível. É uma mobilização importante que conta com vários parceiros para que envolva toda a comunidade”, completou.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” participou das atividades na Concha Acústica e lembrou da importância da parceria do conselho para o desenvolvimento da acessibilidade em Varginha. “A prefeitura está junto com o Codeva em novos projetos que logo serão vistos pela ruas da nossa cidade. Temos como meta que Varginha seja totalmente acessível”, disse o prefeito.
O Varginha Acessível é idealizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física de Varginha (Codeva) e tem o apoio da Prefeitura de Varginha, Grupo Unis e W Espanha, além do patrocínio da Autotrans, Plascar, Unimed Varginha e Caixa Econômica Federal.