Município é o primeiro de Minas Gerais a contratar profissionais habilitados para fazer avaliação pericial das edificações
O Instituto Mineiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-MG) enviou ofício à Prefeitura de Varginha para cumprimentar a administração municipal pelo fato de estar contratando profissionais habilitados para os serviços de avaliação pericial. Segundo a entidade, Varginha é a primeira cidade de Minas Gerais a adotar tal procedimento. “Entendemos que não só os profissionais associados serão reconhecidos, como também a Prefeitura terá trabalhos conceituados e de alto profissionalismo”, afirma, em nota, o presidente do Ibape-MG, Frederico Correia Lima Coelho.
De acordo com o Ibape, a informação a respeito desse procedimento chegou à diretoria da entidade por meio do conselheiro fiscal Alencar de Souza Filgueiras. O presidente do Ibape destaca que a iniciativa dota o município de recursos técnicos e compromisso profissional. O Ibape-MG é uma entidade formada por engenheiros, arquitetos e agrônomos, que atuam na área de engenharia de avaliação e perícias de engenharia.
Conforme o diretor do Ibape-MG, engenheiro civil Kleber José Berlando Martins, o serviço de perícia é essencial para detectar e prevenir algum tipo de anomalia na construção. “O check-up predial, ou inspeção, tem como objetivo avaliar as condições técnicas de uma edificação. Trata-se de uma vistoria feita com o intuito de aumentar o tempo de vida útil do prédio quanto à funcionalidade e desempenho”, afirma. Ele conta que, geralmente, a inspeção predial é feita antes da entrega do prédio aos proprietários, “para ter um registro real do estado em que a edificação foi recebida pelos moradores”.
Terminado o prazo de garantia da obra, a recomendação é que a inspeção seja feita anualmente. No caso de construções antigas, o check-up geralmente é realizado quando aparece alguma anomalia construtiva, como verifica Kleber. Podem ser falhas de uso ou de operação presentes na atividade de manutenção. Outro momento em que cabe a perícia predial é por ocasião do plano periódico de manutenção.Isso ocorre devido ao fato de, no Brasil, a inspeção predial ser pouco difundida, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e no Canadá, países onde é pré-requisito a apresentação de um laudo de inspeção predial em qualquer transação imobiliária, como diz Kleber. “Mas existe a Norma Nacional de Inspeção Predial e as normas de alguns estados, como São Paulo. Belo Horizonte não tem uma própria e segue a que é adotada nacionalmente”, relata.
Segundo o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha, a medida faz parte do processo de profissionalização do serviço público de Varginha. “Contar com peritos avalizados pelo Ibape de Minas Gerais dá tranquilidade à administração, na medida em que contamos com profissionais credenciados para fazer as avaliações”, afirma.