Nenhuma ocorrência foi registrada; Natal Solidário teve melhor organização até hoje
Milhares de pessoas foram até o Estádio Municipal neste domingo de Natal (25/12) para uma confraternização gigantesca: mais de 10 mil pessoas celebraram o nascimento de Cristo. A animação foi feita por músicos locais: o cantor sertanejo Lucas Diblasi, Jardim do Sapo, Tom Fernandes, Sambalanço, As Cantantes (grupo vocal de 16 cantoras) e Banda Diamba Rock Clube. O Bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho e o Pastor Tiago Martins Novaes Araújo ministraram uma bênção ecumênica, dando o tom espiritual da festa. Foram servidas 13 mil refeições, preparadas por 200 voluntários. A Guarda Municipal disponibilizou 20 agentes para garantir a segurança. “Não foi registrada nenhuma ocorrência, este foi o Natal Solidário mais tranquilo que já participamos, justificando o nome da festa”, diz o comandante da Guarda Municipal, Maurício Maciel.
A EPTV sorteou dois aparelhos de televisão. Todas as crianças ganharam brinquedos quando entravam no estádio. No estacionamento foram montados brinquedos infláveis para a criançada.
Papai Noel chegou de helicóptero, acompanhado do prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. Juntos, deram uma volta no campo em um moderno trenó, puxado por um triciclo. Durante o trajeto, foram acompanhados por motociclistas dos motoclubes Mutucas do Asfalto, Mensageiros do ET e Bodes do Asfalto.
O Natal da Solidariedade é realizado há 11 anos pela Prefeitura de Varginha e EPTV, coordenado pela Fundação Cultural do Município e Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD), com apoio das Secretarias de Turismo e Comércio (SETEC), Educação e Cultura (SEMEC), Obras e Serviços Urbanos (SOSUB), Esportes e Lazer (SEMEL) e produção do Departamento de Eventos da Fundação Cultural de Varginha.
Números da festa
Todos os números do Natal Solidário são superlativos: 1.000 quilos de carne, 200 voluntários (sendo 80 churrasqueiros), 2.500 quilos de carne, 300 litros de molho, 300 quilos de farofa, mais de 3.000 litros de refrigerante e mais de 5.000 brinquedos distribuídos.
A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro disse que “o Natal Solidário é uma festa que dá trabalho, mas o resultado é gratificante. Só de olhar a alegria nos olhos das crianças ao ganharem os presentes e na chegada do Papai Noel, vale a pena todo o esforço. E também se não fosse o apoio e vontade do prefeito Eduardo Corujinha, o trabalho de muitos funcionários e secretários da prefeitura e dos voluntários, nada seria possível”.
Em seu discurso, o prefeito Eduardo Carvalho desejou um feliz Natal a todos e disse que o Natal Solidário é uma forma de promover um congraçamento entre milhares de famílias. “Quero cumprimentar a todos mas, particularmente, a todos os voluntários, que doam parte do seu tempo em que poderiam estar com suas famílias em casa, comemorando o Natal. Em vez disso, vieram aqui para fazer essa bela festa”. Ao final, agradeceu a Deus “que permitiu um tempo bom, sem chuva e uma festa sem problema algum”.