O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha”, esteve na Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Belo Horizonte na manhã desta terça-feira (27) onde assinou o convênio para a construção da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Varginha. O valor inicial do convênio é de R$ 2,6 milhões para as obras que já foram iniciadas pela Prefeitura de Varginha com a preparação do terreno que se localiza à avenida Comendador Manoel Sendas, no Parque Mariela.
Eduardo Carvalho assinou o convênio por ser presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas (Cisgem). “Este foi mais um importante passo para a concretização do SAMU na macrorregião de Varginha”, lembrou. O SAMU da macrorregional será composto por 153 municípios que pertencem à microrregião de Varginha, São Lourenço/Caxambu, Lavras, Três Corações, Três Pontas, Pouso Alegre, Alfenas e Passos.
O que é a Central de Regulação?
Na Central de Regulação Médica de Urgência um médico, auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, tria e classifica em função da urgência do caso, e responde de acordo com a necessidade do mesmo. As respostas podem ser dadas de diversas maneiras e são adaptadas a cada necessidade, tais como: orientação por telefone :(quando pode ser resolvido por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações); e ativação de unidades móveis (de acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso, podem ser acionados unidades de suporte básico). Após o acionamento das unidades pela regulação médica de urgências do SAMU, independente da decisão tomada, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.
Equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos prepara terreno onde será construída a Central