Cerca de 500 pessoas participam das Companhias de Santo Reis em Varginha
Um grande encontro celebra, no próximo domingo (8), a tradição das Folias de Reis em Varginha. O encontro começa às 15h na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, com a celebração de Missa com a presença de todas as companhias de Santos Reis. Em seguida todo sobem, em procissão, até a Concha Acústica, onde cada companhia terá um tempo para se apresentar. O encontro é realizado pelo Instituto Artetude, com apoio da Fundação Cultural do Município, através da Lei de Incentivo Cultural.
Apresentações já começaram
O encontro será no domingo (8), mas as Companhias de Reis já começaram a percorrer as ruas da cidade. Na noite desta segunda-feira (2), haverá apresentação da Cia de Reis Lenço Preto. A saída será às 19h, do Colégio Polivalente (Vila Barcelona), indo até o Jardim Corcetti, passando pelo centro da cidade.
Nesta terça-feira (3) a Cia de Reis Família Assis faz dois trajetos: na Vila Floresta (às 9h) e Sion (às 22h).
A Cia de Reis Cardoso e Amigos apresenta-se às 7h desta terça-feira, fazendo o trajeto Centenário/Vila Floresta/Corcetti. Às 21h30 faz o roteiro em ordem inversa, retornando do Corcetti ao Centenário.
Na quarta-feira (4) a Cia de Reis Nossa Senhora do Rosário faz o roteiro Padre Vítor/Barcelona/Fátima/Canaã às 8h. Retorna no final do dia, às 21h30.
A Cia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos também participa do encontro de domingo. A Companhia sai do bairro Santa Terezinha às 14h, com destino à Igreja Matriz. De lá participa do encontro na concha acústica, retornando para o bairro às 21h30.
Documentário
A TV Princesa apresenta um documentário com vinte minutos de duração sobre o Encontro de Folias de Reis do ano passado. Será na quinta-feira (5), depois do Jornal Cidade, que começa às 18h30. A TV Princesa é exibida no canal 7.
Opinião
“A prefeitura incentiva essas apresentações culturais, porque elas são parte de uma tradição popular. Há bairros com quatro, cinco companhias que existem há mais de 50 anos, é uma cultura que passa de geração em geração e não pode ser perdida”, disse o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.
A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro lembrou que as Folias de Reis são realizadas através da Lei de Incentivo Cultural, “sistema implantado à época do saudoso prefeito Mauro Teixeira e que continua sendo realizado graças ao incentivo do prefeito Eduardo Carvalho ‘Corujinha’, como forma de incentivar a cultura e possibilitar a empreendedores de Varginha que realizem seus projetos culturais de forma democrática e acessível”.