Trabalho é realizado em parceria com o Instituto Butantan
A Prefeitura de Varginha, através do Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), começou neste mês de março a utilizar uma nova técnica no combate aos escorpiões. Antes, a equipe usava produtos químicos para o controle do aracnídeo e, agora, os agentes do Setor de Zoonoses fazem a captura dos escorpiões que são enviados ao Instituto Butantan através de parceria. Com os aracnídeos capturados e encaminhados pelo município, o Butantan produz o soro anti-escorpiônico que é distribuído em todo o Brasil.
No último dia 13, a equipe do setor de Zoonoses esteve em São Paulo para oficializar a parceria com o instituto. A equipe de Varginha levou para a capital paulista o primeiro lote com 130 escorpiões para a produção de soro antiescorpiônico. Além disso, tomou conhecimento de pesquisas realizadas com escorpiões e recebeu material didático sobre a prevenção e os cuidados que a população deve ter em relação aos aracnídeos.
A próxima etapa do trabalho conjunto entre Varginha e o Butantan é a realização da capacitação dos agentes de endemias do Setor Municipal de Zoonozes para o combate e controle dos escorpiões por meio de novas técnicas. O curso será ministrado por profissionais do instituto nos dias 16, 17 e 18 de abril de 2012 no município do sul de Minas.
Semul - Neste mês a equipe do Setor de Zoonoses, além do Instituto Butantan, firmou parceria com o Serviço Municipal Funerário e de Organização de Luto (Semul). Com o Semul, o convênio compreende ações no Cemitério Municipal e no entorno do espaço. A iniciativa vai criar um mapeamento completo do cemitério e os principais focos de escorpiões, a captura dos animais, além de relatórios regulares sobre a situação para um maior controle. “Teremos ainda a contribuição para aquisição de materiais e equipamentos de trabalho e contaremos com o apoio de funcionários do Semul que passarão pelo treinamento comandado pelo setor de Zoonoses”, disse o chefe do setor de Zoonoses da Semus, José Donizeti Souza.
Casas – A equipe da Semus atua diariamente nas casas de todo o município de Varginha no combate aos escorpiões. “Estamos com frequência no cemitério e região, pela maior incidência, mas sem esquecer das residências em outras regiões do município” destaca Souza. O setor de Zoonoses da Prefeitura de Varginha atende diretamente a população pelo telefone 3690-2230.
PARA NÃO CORRER RISCOS COM ANIMAIS PEÇONHENTOS:
Como prevenir acidentes:
_ Manter jardins e quintais limpos;
_ Não pôr as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres;
_ Usar calçados de cano alto e luvas de raspas de couro nas atividades de jardinagem ao andar ou trabalhar no mato.
Primeiros socorros:
_ Lavar o local com água e sabão;
_ Manter o membro picado (perna ou braço) em posição confortável;
_ Procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo;
_ na picada por aranha ou escorpião, usar compressas mornas para ajudar no alívio da dor;
O que não fazer
Não amarrar, não cortar, não sugar, não colocar ou passar nenhum produto sobre o local da picada.
Fonte: Butantan