Aprovação depende agora da Câmara Municipal; projeto, que teve participação de comissão de servidores e do sindicato, valoriza o mérito e o desempenho
Está nas mãos dos vereadores a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos de Varginha. Os projetos de lei do Executivo contendo as propostas para os servidores da administração direta e indireta e do magistério foram encaminhados na última quinta-feira (29) e nesta segunda-feira (2), respectivamente, à Câmara Municipal. Agora, os vereadores analisam as propostas e enviam o documento final para a sanção do prefeito Eduardo Carvalho Corujinha.
“Trata-se de uma antiga reivindicação dos servidores públicos, que, agora, temos a oportunidade de entregar. É um Plano de Carreira moderno, que dará ao servidor público de Varginha um instrumento de gestão da carreira”, afirma o prefeito. Ele destaca que o projeto prevê instrumentos de promoção e de progressão da carreira, em que o tempo de serviço, o mérito e o desempenho serão observados.
Outro aspecto inovador do documento é a valorização do estudo. “O servidor que investir no aprendizado, que buscar formas de crescer profissionalmente, trazendo conhecimento e inteligência para o serviço público, terá o mérito reconhecido”, destaca o chefe do Executivo.
Varginha possui aproximadamente 4.000 servidores públicos lotados na Prefeitura e em fundações e autarquias como a Guarda Municipal, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha (Inprev), Fundação Hospitalar (Fhomuv), Fundação Cultural e o Semul. O Plano de Carreira do Magistério foi encaminhado separadamente, pois a categoria possui regras distintas.
O prefeito Eduardo Corujinha afirma que, com a conclusão dos projetos, a Prefeitura cumpre mais um compromisso com a população. “Varginha é uma cidade moderna, com os dois pés fincados no século 21, e precisa se adequar aos novos tempos. “O servidor público é a alma e o corpo da administração municipal”, comenta o prefeito. Para ele, a grande virtude do Plano de Carreira é a implantação de uma sistemática de valorização dos servidores públicos que seja a mais justa possível e de extensão plausível para os cofres públicos”, afirmou na mensagem enviada à presidência da Casa.