Depois do concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, A Fundação Cultural do Município promove nova apresentação de música erudita. O Concerto de Gala com a Orquestra de Câmara OPUS de Belo Horizonte será dia 20 de abril, uma sexta-feira, às 20h, no Theatro Municipal Capitólio. O concerto faz parte da pré-comemoração do primeiro ano de revitalização e restauração do teatro Capitólio. É realizado pela Prefeitura de Varginha através da Fundação Cultural do Município, produção do Departamento de Eventos Artísticos e apoio da EPTV Sul de Minas. É a segunda vez que a orquestra se apresenta em Varginha. A primeira vez foi no dia 9 de outubro de 2010, na Concha Acústica Mariângela Calil, pelas festividades do aniversário da cidade. A entrada será um quilo de alimento não perecível que deverá ser trocado com antecedência no Theatro Municipal Capitólio ou na sede da Fundação Cultural de Varginha (na estação ferroviária, imóvel tombado pelo Patrimônio Cultural).
A orquestra
A Orquestra de Câmara Opus foi formada em outubro de 2006 com o objetivo de difundir a música orquestral, erudita e popular. Atualmente é formada por 23 músicos entre cordas e sopros.
O grande diferencial dessa orquestra é o repertório voltado para a música brasileira. Compositores eruditos como Villa-Lobos e Camargo Guarnieri são apresentados ao lado de arranjos exclusivos de música popular brasileira de compositores como Luiz Gonzaga e Tom Jobim.
A Orquestra de Câmara OPUS em pouco mais de 5 anos de existência se apresentou em mais de 60 cidades de 6 estados brasileiros desenvolvendo o projeto “Orquestrando Brasil”, que conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e com o patrocínio da TRACBEL S.A., VOLVO DO BRASIL e CEMIG. Com este projeto a orquestra quer mostrar aos brasileiros a riqueza da nossa música e estreitar a distância ainda existente entre o público e eventos culturais como o concerto de uma orquestra.
Em 2007 a Orquestra registrou em CD as obras com as quais o público mais se identificava. O CD teve boa aceitação na mídia e a partir desse trabalho a Orquestra teve uma projeção internacional, recebendo convites para se apresentar fora do país.
A Orquestra OPUS já se apresentou com inúmeros artistas convidados como: Derico Sciotti (saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (violoncelo/Suíça), entre outros.
Mais informações no Departamento de Eventos Artísticos da Fundação Cultural com o Produtor Rosildo Beltrão pelo telefone 3690-2708.