Os agentes de saúde que atuam no Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e nos Programas Saúde da Família (PSF's), com a participação dos funcionários do Serviço Municipal Funerário e de Organização de Luto (Semul), através de iniciativa da Prefeitura de Varginha, tiveram um dia de atividades nesta terça-feira (17) com os biólogos do Instituto Butantan.
O curso de capacitação “Aracnídeos de Interesse em Saúde (Aranhas/Escorpiões) – Manejo, Coleta e Identificação” foi ministrado pelo biólogo especialista em Saúde Pública e Controle de Biológico, Paulo André Margonari Goldoni, e a bióloga Priscila do Nascimento Nanni. O curso foi dividido em dois períodos, com teoria na parte da manhã, realizada na sede da Propac II, e prática, a tarde, no Cemitério Municipal.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” participou da abertura do curso de capacitação e ressaltou a importância da especialização dos agentes para que a população seja atendida com eficiência. “Os agentes são muito interessados e quando recebemos profissionais de um instituto reconhecido mundialmente serve de motivação para que o trabalho seja cada vez melhor. A parceria entre o Centro de Zoonoses e a Semul tem rendido bons resultados e isso acontece graças à atuação dos agentes”, disse Corujinha.
Parceria – A parceria entre a Prefeitura de Varginhae o Instituto Butantan começou no mês de março quando o setor de Zoonoses passou a utilizar uma nova técnica no combate aos escorpiões. Antes, a equipe usava produtos químicos para o controle do aracnídeo e, agora, os agentes fazem a captura dos escorpiões que são enviados ao Instituto Butantan. Com os aracnídeos capturados e encaminhados pelo município, o Butantan produz o soro anti-escorpiônico que é distribuído em todo o Brasil.
No dia 13 de março, a equipe do setor de Zoonoses esteve em São Paulo para oficializar a parceria com o instituto. A equipe de Varginha levou para a capital paulista o primeiro lote com 130 escorpiões para a produção de soro antiescorpiônico. Além disso, tomou conhecimento de pesquisas realizadas com escorpiões e recebeu material didático sobre a prevenção e os cuidados que a população deve ter em relação aos aracnídeos.