Quatro bairros receberão, a partir da próxima semana, a equipe da prefeitura para realização da pesquisa
A partir do próximo dia 14 de maio, agentes da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), visitarão domicílios de quatro bairros do município para realização do diagnóstico da situação de saúde bucal da população pelo Projeto SB Minas Gerais – Pesquisa das Condições de Saúde Bucal da população mineira.
A pesquisa será realizada exclusivamente em 60 municípios sorteados, sendo que Varginha está entre os contemplados. Por ser uma pesquisa com base em amostra, não será necessário percorrer todos os domicílios do município. O número de casas é baseado na distribuição da cárie dentária na população e nas probabilidades de encontrar os indivíduos dos grupos etários de interesse (5 e 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos).
Em Varginha, a pesquisa será realizada em quatro setores, localizados em partes dos bairros Corcetti, Parque Mariela, Sion e Padre Vitor. Os domicílios que devem ser visitados serão escolhidos aleatoriamente.
Segundo o prefeito Eduardo Carvalho "Corujinha" é importante que a população atenda e passe as informações à equipe da Semus. "Varginha é destaque no setor de saúde bucal, pois são 15 mil procedimentos odontológicos gratuitos por mês. Esperamos que a comunidade participe da pesquisa e que o município possa contribuir neste censo".
Cooperação - O Setor de Saúde Bucal da Prefeitura de Varginha espera que a população destes bairros colabore com o processo e receba a equipe de trabalho, formada por uma examinadora e uma anotadora, facilmente identificadas pelo uniforme da pesquisa. "Será uma grande honra para a nossa cidade participar deste levantamento que muito contribuirá para as estratégias de avaliação e planejamento dos serviços em nosso estado", disse a coordenadora do Setor de Saúde Bucal da Semus, Maria Leonor Costa Andrade.
Histórico - O Brasil realizou quatro grandes levantamentos nacionais em saúde bucal nos anos de 1986, 1996, 2003 e 2010. Tais levantamentos foram de grande importância para a construção de uma consistente base de dados relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira. Dentro da perspectiva do plano amostral do último inquérito epidemiológico realizado, Projeto SB Brasil 2010, não se contemplou amostra representativa para os estados e, nesse sentido, a Diretoria de Saúde Bucal, seguindo os pressupostos da Política Nacional de Saúde Bucal definiu como estratégia de diagnóstico da situação de saúde bucal da população mineira, realizar o Projeto SB Minas Gerais – Pesquisa das Condições de Saúde Bucal da população mineira. Esta é a primeira experiência em inquéritos epidemiológicos em Saúde Bucal de abrangência estadual realizada em Minas.