Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Viola de Todos os Cantos são algumas atrações do mês de aniversário do teatro
Neste domingo (13 de maio) o Theatro Municipal Capitólio comemora um ano de reabertura. O imóvel é um dos mais importantes patrimônios da cultura de Varginha. Foi todo reformado pela Prefeitura, recebeu os mais modernos equipamentos de cenotecnia, teve a parte elétrica toda substituída e foi pintado novamente. Nesse primeiro ano de funcionamento, recebeu em torno de 50.300 pessoas, em 155 apresentações, entre peças teatrais, shows musicais e de dança, palestras e formaturas, informou a diretora do teatro, Rossana Ipolito. Entre os shows realizados no teatro, show com o cantor Tinoco, falecido recentemente; show do cantor Wilson Sideral; apresentações de música clássica (Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, Orquestra de Solistas de Paulínia); peças teatrais (Escola de Mulheres, com Oscar Magrini; stand up com Danilo Gentili, Oscar Filho e Felipe Andreoli, ambos do CQC, peça infantil T-Rex; peça de humor O Caixeiro do Riso; cantor/humorista Barnabé); Seminário Internacional de Café promovido pelo Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG); além de formaturas de faculdades e escolas públicas e particulares.
Lazer para toda a família
A diretora-superintendente da Fundação Cultural do Município, Paula Andréa Direne Ribeiro, lembrou que o teatro é a principal casa de cultura da cidade. “Um local onde são oferecidas atrações para todos os gostos, idades, enfim, para toda a família”.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” informou que “depois que recuperamos o teatro, o Capitólio passou a contar com moderno equipamento para apresentações artísticas, o mesmo maquinário utilizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro”. O prefeito lembra que o investimento, que ultrapassou a R$ 1,5 milhão, foi utilizado para tornar o teatro em um dos melhores do Estado. “Podemos dizer até do país, devido à qualidade do material empregado na obra e as condições de conforto e segurança que ele proporciona ao público”.
Programação durante todo o mês
Ópera Rock com clássicos do rock (com integrantes da antiga banda Laranja Orgânica, dia 9/5).
Peça de teatro Identidade, dia 12/5, com a Companhia de Dança Luiz Henrique, de Pouso Alegre. Às 20h, apresentação de dança contemporânea.
Na semana de inauguração do teatro, haverá programação gratuita (mediante troca de alimentos não-perecíveis).
O teatro completa um ano de reabertura neste domingo (13/5), 20h, com Concerto de Gala da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a segunda mais antiga orquestra em atividade no Brasil. A OSRP apresentou-se dia 14 de maio do ano passado no Capitólio – após a reabertura do teatro. A apresentação será às 20h deste domingo, uma realização da EPTV Sul de Minas, com apoio da Fundação Cultural do Município.
Show de rock com a banda Biss, de Varginha, na segunda-feira 14/5, às 20h. A entrada é um quilo de alimento não-perecível a ser trocado na portaria do teatro.
Peça infantil “A Fada e o Corcunda”, dia 15/5, para alunos das escolas da rede municipal de Varginha.
Show de música do Conservatório Estadual de Música (Cemva). Será na quarta-feira 16/5, às 20h. Entrada: um quilo de alimento não-perecível.
Viola de Todos os Cantos: o maior festival da genuína música brasileira será realizado no sábado 19/5, com violeiros de todos os cantos do país.
Apresentação do Clube da Amizade: dia 22/5, uma terça-feira. O grupo da Melhor Idade apresenta nova produção, através do CDCA (Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente).
Jovens atores globais encenam a peça Herdeiros, dia 25/5, 20h.
Show de Bruno Costa (estilo sertanejo universitário). Dia 26/5, 20h.