Os integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Clube da Amizade, projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad) e Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), preparam suas apresentações especiais para o Show de Talentos. O evento será realizado nesta terça-feira (22), às 19h, no Theatro Municipal Capitólio.
O objetivo do Show de Talentos é integrar ainda mais os participantes dos projetos sociais e colocá-los em contato com o público e familiares contribuindo para aumentar a auto-estima e desenvolver o prazer pela cultura. “Todos estão muito ansiosos para as apresentações. Os ensaios estão a todo vapor e a apresentação será ainda mais bonita porque eles estarão no palco do Theatro Municipal Capitólio”, disse a presidente do CDCA, Karina Braga Baroni Carvalho.
As apresentações completam as comemorações do Dia das Mães e haverá números de música, dança, teatro e outras manifestações culturais. “Teremos tanto o público da terceira idade, quanto os assistidos de outras faixas etárias que integram os Cras. Esperamos o teatro lotado com os familiares e também o público de Varginha que terá diversão garantida. A intenção é contribuir para o principal objetivo do Cras, o de fortalecer os laços familiares”, disse o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha.
CRAS – Varginha conta com quatro unidades do Cras (Centro, Corcetti, Sion e Urupês). O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.