Os assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), projeto que integra as políticas públicas de desenvolvimento social do governo federal participaram durante o mês de maio do curso profissionalizante “Competências Básicas para o Mercado de Trabalho”, realizado através do Projeto Esperança desenvolvido pelo SENAC em parceria com o América Futebol Clube.
Foram disponibilizadas três turmas para atender a demanda nas regiões do Cras I – Sion, CRAS II – Central e CRAS III – Urupês, contando ainda com a inclusão de adolescentes da região do CRAS IV – Corcetti, totalizando um número de 64 adolescentes. Em Varginha, os Cras são geridos pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad).
O projeto tem como objetivo a inserção do profissional no mercado de trabalho, através de cursos ministrados a jovens com idade de 14 a 18 anos, que estejam regularmente matriculados na escola e possuam renda familiar de até 3 salários mínimos, a fim de possibilitar a melhoria de renda.
Segundo a coordenadora dos Cras em Varginha, Maria Efigênia Neves, as equipes do CRAS avaliaram a parceria como mais uma oportunidade para os adolescentes de baixa renda inserirem-se em atividades que promovam o desenvolvimento cognitivo e intelectual já voltado para a inclusão no mercado de trabalho. "É uma realidade que se aproxima à faixa etária dos adolescentes contemplados. São parcerias como esta realizada com o Senac que possibilitam o fortalecimento do trabalho social às famílias", completou.