O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, são os convidados de honra do prefeito Eduardo Carvalho para a inauguração da UPA 24 horas Varginha, prevista para o mês de junho. A unidade, localizada no bairro Padre Vítor, está recebendo os últimos acabamentos, equipamentos e mobiliário, antes de ser aberto à população.
“Estamos muito felizes por associarmos nossa administração à frente da Prefeitura a essa obra tão importante, que será um grande legado para as gerações futuras”, afirma o prefeito Eduardo Carvalho. O prefeito, que também é médico e foi secretário de Saúde, negociou todo o processo de implantação da UPA 24 horas na cidade junto às outras instâncias governamentais. “É uma conquista de todos os varginhenses”, afirma.
A UPA 24 horas dotará Varginha de nova unidade de porte, que funcionará como hospital de pronto-socorro, inclusive com atendimento infantil. Irá atender casos de complexidade intermediária voltada para o atendimento de urgência e emergência. A partir do primeiro atendimento os médicos definem a necessidade de encaminhamento para os hospitais de referência.
“É a nossa menina dos olhos, uma jóia rara, que está sendo construída dentro das mais modernas técnicas de engenharia hospitalar e será equipada com aparelhos de última tecnologia, garantindo a qualidade do atendimento”, afirma o prefeito.
A construção envolve investimentos dos governos municipal, estadual e federal, num total de R$ 2,6 milhões. Terá 2.200 m2 de área construída, num terreno de 5.000 m2. Deverão ser atendidos 450 pacientes por dia, com seis médicos de plantão. Segundo Eduardo Carvalho, a inauguração elevará o nível do pronto-atendimento em todo o Sul do estado.
Para atuar na UPA, a prefeitura já publicou portaria no último dia 17 de maio convocando os aprovados no Concurso Público. A nomeação são para 18 técnicos em enfermagem, 7 técnicos em raio X, 1 bucomaxilofacial, 6 cirurgiões gerais plantonistas, 12 clínicos gerais plantonistas, 2 pediatras plantonistas e 6 enfermeiros de urgência e emergência.
O projeto prevê a integração da UPA 24 horas à rede básica e ao Programa de Saúde da Família, além de otimizar a prestação de serviço oferecida no Pronto-Atendimento do Hospital Bom Pastor. Entre as principais vantagens da UPA 24 horas, destacam-se o potencial de resposta à enorme demanda dirigida ao serviço de urgência e a descentralização do atendimento de pacientes com quadros de média complexidade, além de servir de base para pacientes atendidos pelo Corpo de Bombeiros.
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h - São estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. Fonte: Portal da Saúde