Mais duas lavanderias comunitárias foram reformadas e entregues à comunidade varginhense durante a semana. Na terça-feira (29) a lavanderia do Santana foi apresentada com estrutura renovada e, na quinta-feira (31), foi a fez da lavanderia do Centenário ter o espaço revitalizado inaugurado. As reformas foram realizadas pela Prefeitura de Varginha, através do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA).
As integrantes do Clube da Amizade, projeto vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e CDCA, homenagearam as trabalhadoras com a apresentação do “Canto das Lavadeiras”, ao vivo, acompanhadas pelos jovens do Propac. Em seguida, o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha e a primeira-dama e presidente do CDCA, Karina Braga Baroni Carvalho, entregaram os kits de segurança com material de trabalho para as lavadeiras que utilizam os espaços.
“As lavanderias estão de cara nova e se tornam um espaço muito digno e familiar para todas essas mulheres que fazem um trabalho dedicado e de extrema qualidade. Aproveito a oportunidade para convidar os varginhenses a trazerem as roupas para serem lavadas por elas. O trabalho é bem-feito e complementa a renda delas”, disse a presidente do CDCA, Karina Braga Baroni Carvalho.
Estrutura – As lavanderias receberam reformas de piso, pintura, telhado, portões, grades, tanques, torneiras, portas, calhas e vidros. Várias pessoas utilizam as duas lavanderias como forma de complementar a renda. As lavadeiras fazem serviços para fora e os custos com água, energia elétrica e manutenção ficam por conta da prefeitura.
O município de Varginha conta com sete lavanderias comunitárias localizadas nos bairros Centenário I, Centenário II, Santana, Canaã, Santa Maria, São Geraldo e Vila Registânea. As três últimas também passaram por reformas no segundo semestre de 2011.
O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha lembra que os espaços reformados servem como área de atividade geradora de renda para cerca de 100 famílias. “O projeto das lavanderias promove o desenvolvimento social e dá oportunidade de trabalho, perto de casa, para todas essas mulheres. É um ambiente muito agradável e com estrutura para que elas possam ampliar o número de clientes”, completou.