Todas as crianças que têm até 5 anos de idade devem ser vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil) neste sábado (16) quando será realizada a Campanha Nacional de Vacinação. A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), oferece a dose da vacina em todas as unidade de saúde do município, das 8h às 17h. Na zona rural, a vacinação começou na segunda-feira (11) e é realizada durante toda essa semana.
O objetivo é que sejam vacinadas 7.844 crianças menores de cinco anos. A Semus lembra que os pais não podem esquecer o cartão de vacinação das crianças. Além da poliomielite, outras vacinas estarão disponíveis para completar as carteiras em atraso. Entre elas estão: tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae do tipo B); hepatite B; triviral (sarampo, caxumba e rubéola), para menores de cinco anos; febre amarela, para crianças de nove meses; rotavírus, para crianças de 2 a 5 meses; meningite, para crianças menores de um ano; e pneumococo, para crianças menores de um ano.
Importância da vacinação - Com a pólio não se pode facilitar jamais. Essa doença infecto-contagiosa provoca efeitos devastadores e deixa marcas na criança para o resto da vida. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.
Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a poliomielite. Somente a prevenção com a vacina garante que a criança seja imunizada contra a doença.
A vacina contra a pólio é segura e não traz contra-indicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, pois existe a possibilidade de um procedimento diferenciado.
A prevenção da poliomielite começa pouco depois do nascimento de uma criança. O bebê precisa tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo tendo tomado as doses regulares, os especialistas recomendam o reforço da vacinação em todas as crianças menores de cinco anos durante as campanhas.