Espaço passa por reforma e atividades começam no segundo semestre
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em Varginha tem previsão de início das atividades em agosto deste ano. Ele funcionará no terceiro andar do prédio central da Prefeitura de Varginha (rua Presidente Antônio Carlos). O local passa por reforma com investimento do município de R$ 110 mil. Está em fase de licitação a compra de equipamentos para o espaço. No total, a implantação do GGIM terá investimentos de R$ 1,2 milhão, através do Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do governo federal, e do município.
O videomonitoramento será um módulo do GGIM. A central funcionará dentro do gabinete (3º andar do prédio central da prefeitura). Serão 24 câmeras instaladas no município e distribuídas nos trevos de entrada da cidade, área central e no Sion. O equipamento contará com câmeras de última geração interligadas pela tecnologia wireless.
No GGIM, a Guarda Municipal atuará juntamente com outros órgãos de segurança pública e defesa social. Segundo o secretário municipal de Administração, Guilherme Maia, uma reunião será agendada com os responsáveis pelos órgãos de segurança pública para o planejamento do trabalho. “No momento trabalhamos na reforma e adequação do espaço no centro da cidade. Os encontros com os órgãos serão marcados para as definições do funcionamento do gabinete”.
O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, reforça que a implantação do GGIM no município integra uma política de parceria tanto com o governo federal quanto com os órgãos de segurança pública instalados no município. “Nossa população estará mais segura com este projeto muito importante para a cidade. O trabalho integrado, num espaço adequado e com o videomonitoramento trará resultados concretos e valorizará ainda mais a Guarda Civil Municipal”, completou.
Histórico - Uma reunião realizada em abril de 2011 reforçou os trabalhos para a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em Varginha. O prefeito de Varginha Eduardo Carvalho Corujinha, juntamente com secretários municipais, Guarda Municipal e demais autoridades militares e representantes do Ministério da Justiça com iniciativa do Ministério da Justiça, discutiu o projeto que promove a integração dos diversos níveis do governo com a sociedade civil a respeito da segurança preventiva.
O evento contou com a presença do representante técnico do Ministério da Justiça, Narciso Barbosa, que fez uma apresentação do Pronasci e debateu com representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV), Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, e Câmara Municipal ações de segurança preventiva e integrada.
GGIM - O Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam em um município. Como a lógica de composição e campo de atuação do GGIM é o limite territorial do município, para dinamizar, ele está conectado diretamente ao gabinete do prefeito. O GGIM não gerencia projetos, mas tem como missão: identificar oportunidades e alternativas de ação que permitam a melhor coordenação dos diversos esforços com o objetivo de produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada.
O GGI expressa o desenvolvimento de uma nova concepção de gestão, na qual todos participam ativamente das propostas, implementações, controle e avaliações das ações na seara de segurança pública. A interlocução entre as instituições pode acontecer de diversas maneiras, desde a realização constante de reuniões para que cada organização conheça o representante da outra, até o desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e para a repressão da criminalidade em determinadas áreas ou aspectos.
Portanto, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal deve, simultaneamente, promover a integração entre as instituições responsáveis por prover a segurança pública no âmbito local como promover a ligação entre essas e a comunidade a partir de sua estreita ligação com os Conselhos Comunitários de Segurança.
Diminuir a criminalidade - O Pronasci é um projeto do governo federal que visa diminuir os indicadores de criminalidade nas regiões metropolitanas do país, por meio da prevenção e da integração. O município de Varginha conseguiu aderir ao programa devido aos seus baixos índices de criminalidade e por ser uma cidade polo da região Sul de Minas. Além de Varginha, os municípios de Uberaba, Governador Valadares e Montes Claros também conseguiram fazer suas adesões ao programa.