Varginha recebeu na tarde de ontem a visita da consultora do Mec – Ministério da Educação e Cultura, Maria da Silva Peixoto. Sua vinda a cidade está ligada ao processo de monitoramento dos polos da UAB – Universidade Aberta do Brasil, promovida pela Diretoria de Educação a Distância – DED/CAPES envolvendo tidas as Instituições Públicas de Ensino Superior - IPES participantes do Sistema.
Segundo informações da Secretária Municipal de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, a visita in loco tem como finalidade verificar as condições de infraestrutrua física, tecnológica e de recursos humanos para a oferta de cursos. No caso de Varginha, as instalações da sede do Marista Social, onde irá funcionar a UAB foram vistoriadas por Maria Aparecida Peixoto, que fotografou todos os cômodos e equipamentos.
Em entrevista Maria Aparecida Peixoto declarou que as obras estão sendo muito bem realizadas e que todos os critérios que estavam em pendências foram ou estão sendo cumpridos. " A estrutura está ótima, obedece a todas as normas do MEC. Existem ainda alguns pequenos detalhes que necessitam de atenção, mas não é nada que poderá atrapalhar a data prevista de funcionamento, declarou."
Satisfeita com o resultado da visita, a secretaria de Educação de Varginha está com grandes expectativas com o projeto. " Eu, Antônio Silva e Vérdi estamos trabalhando incansavelmente para viabilizarmos este projeto. Fico contente em ver que estamos conseguindo cumprir as normas exigidas, faltam alguns detalhes mas já vamos dar procedimento a eles. Tenho certeza de que este polo ainda trará muitas alegrias para a população varginhense".
Universidade Aberta do Brasil
Como participar
Há duas modalidades de ingresso de estudantes nos cursos ofertados no âmbito do Sistema UAB: pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social.
Para ingressar nos cursos do Sistema UAB por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o candidato, necessariamente professor da educação básica das redes públicas estadual ou municipal, deve preencher os dados constantes da Plataforma Freire, candidatar-se a um curso determinado e ser aprovado em processo seletivo específico. Apenas os cursos de licenciatura e de especialização para professores são ofertados nessa modalidade de ingresso.
O acesso aos cursos ofertados para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que atenda aos pré-requisitos do curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante. Todos os cursos do sistema UAB podem ter vagas ofertadas nessa modalidade de ingresso.