Apoiar os professores e especialistas em educação básica no processo de intervenção pedagógica, com foco na sala de aula e no desempenho dos alunos, garantindo alfabetização no tempo certo é o principal objetivo do PIP – Programa de Intervenção pedagógica. Através do convênio assinado com a Prefeitura de Varginha a Secretaria de Estado da Educação se compromete a oferecer ao município, apoio pedagógico e operacional para a formação de equipes gestora e pedagógica para os professores da rede municipal de ensino.
A expansão do programa para as redes municipais de ensino a partir deste ano foi motivada pela necessidade de ampliar os avanços obtidos na educação estadual para todas as escolas públicas mineiras, bem como pelo compromisso do Estado e de seus municípios para a melhoria da educação em Minas Gerais. No modelo estadual, este apoio é realizado em alfabetização das Superintendências regionais de Ensino e do Órgão central da Secretaria de Estado da Educação, para trabalhar junto às escolas e garantir o cumprimento da meta “toda criança lendo e escrevendo até os oito anos de idade”.
O direcionamento da intervenção pedagógica é feito om vase nas análises dos resultados das avaliações do PROALFA, de modo a oferecer apoio mais intendo ás escolas que enfrentam, os maiores desafios para atingir o objetivo do programa. Ao longo desses anos, a metodologia do PIP provou-se extremamente exitosa, fato este comprovado pelos resultados obtidos. Se em 2006 apenas 48,6 dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede estadual de Minas Gerais estavam no nível recomendável de alfabetização e letramento, em 2011, os dados evidenciaram que 88,9% desses alunos encontram-se no nível recomendável, representando um aumento de 83% em apenas cinco anos. Considerando estes resultados, a secretaria de Estado de Educação propôs a expansão do programa para as redes municipais de ensino.